Encontro reúne profissionais do Samu de Juazeiro e de Salvador para troca de experiência

Início Encontro reúne profissionais do Samu de Juazeiro e de Salvador para troca de experiência

Encontro reúne profissionais do Samu de Juazeiro e de Salvador para troca de experiência

Autor: Comunicação

Encontro reúne profissionais do Samu de Juazeiro e de Salvador para troca de experiência

Neste sábado (20) os socorristas do Samu de Juazeiro participaram de um encontro com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Salvador. O momento serviu como uma troca de experiência entre as unidades e os servidores da unidade de Juazeiro puderam conhecer como as atividades de urgência funcionam na unidade da capital […]

20/11/2021 18h47 Atualizado há 1 ano atrás

Neste sábado (20) os socorristas do Samu de Juazeiro participaram de um encontro com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Salvador. O momento serviu como uma troca de experiência entre as unidades e os servidores da unidade de Juazeiro puderam conhecer como as atividades de urgência funcionam na unidade da capital da Bahia. O encontro foi no auditório do Samu em Juazeiro.

As palestras foram com o médico emergencista e gerente executivo de Atenção às Urgência de Salvador, Dr. Ivan Paiva, o qual falou sobre os avanços e desafios do Samu; e com a enfermeira coordenadora de Educação Permanente do Samu Metropolitano de Salvador, Nadja Gonçalves, que mostrou como realiza o trabalho educativo na capital. “Estamos pegando a expertise do Samu de Salvador, que é referência no país, em termos de protocolo, qualificação, modernização. A ideia era trazer esta turma aqui e, justamente, criar esse ambiente de interação, de troca de conhecimento técnico para que a gente possa fazer do Samu de Juazeiro uma unidade tão moderna quanto é a de Salvador”, destacou o diretor médico do Samu de Juazeiro, Franclen Rusvell Carvalho.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, destacou a riqueza do conhecimento compartilhado neste encontro. “Esse evento foi de extrema importância porque abriu novos horizontes, trouxe novas ideias e também fez com que as pessoas aqui presentes se sentissem mais empenhadas na melhoria do sistema do Samu”, enfatizou Fernando Costa.

O encontro teve a participação dos vereadores Berg da Carnaíba, Neguinha da Santa Casa, Clésio Alexandre, Gleidson Azevedo, do assessor especial da Prefeitura de Juazeiro, Alan Jones, além do secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates. “Temos um núcleo de qualificação profissional já consolidado em Salvador, já que lá saiu na frente na Bahia na questão do Samu. O sistema é único de saúde, então estamos aqui trocando experiência. É um aprender com o outro”, disse Léo Prates.

O socorrista Flávio Santos é condutor de ambulância e esteve atento aos detalhes do dia a dia no Samu de Salvador. “É maravilhoso saber que algo que acontece lá pode ser retransmitido e compartilhado aqui em Juazeiro e até acredito que tanto a gestão, como a coordenação e a direção do Samu têm se empenhado para melhorar a unidade em Juazeiro. Eu sou instrutor de APH e a gente vem promovendo, com apoio da direção, alguns cursos capacitando o profissional de modo geral. Porque conhecimento é isso, precisa ser compartilhado de forma que todos aprendam e coloquem em prática”, declarou.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ


Facebook Instagram Youtube