Encontro formativo qualifica gestores de equipamentos sociais e de proteção básica da Prefeitura de Juazeiro

Início Encontro formativo qualifica gestores de equipamentos sociais e de proteção básica da Prefeitura de Juazeiro


Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou um encontro formativo com a equipe gestora de Equipamento e Proteção Básica e Especial do município.

A formação aconteceu na Casa dos Conselhos, e reuniu coordenadoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), das Unidades de Acolhimento, Casa da Mulher, Casa Messe de Amor e Casa Rosa Menina e, Diretores das Proteções Básica e Especial do município.

O encontro teve como objetivo, qualificar e aprimorar a operacionalização no uso do Sistema de Acompanhamento do Cofinanciamento (SIACOF), e do RAF, instrumento utilizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), para o acompanhamento e monitoramento das ações realizadas no âmbito da Assistência Social, além de se tratar de uma ferramenta que auxilia na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Vigilância Socioassistencial do município.

Na ocasião, a gestora da Sedes, Amélia Pedra, fez a abertura do evento saudando os participantes e demonstrando a valorização desses trabalhadores e o respeito para com os usuários das políticas de assistência social. “Esse momento oportuniza que nossa equipe, atuante nas políticas públicas de assistência social do município, congregue sobre ações assertivas e efetivas para garantia do cumprimento dos direitos da população mais desprotegida e vulnerabilizada. A assistência social tem sido um compromisso prioritário na gestão Suzana Ramos, que está mobilizada e unida para que, encontros formativos como este, fortaleçam ainda mais a rede socioassistencial de Juazeiro”, relatou Amélia.

A gerente de Vigilância Socioassistencial, Elca Pereira Mattos, falou sobre a importância do encontro. “Este encontro é importante para atualizar conhecimentos e garantir que as funções sejam desempenhadas da melhor forma, dialogando sobre os desafios da assistência social, buscando oferecer treinamento para nossos coordenadores no uso dos sistemas operacionais, fortalecendo, ainda mais, a consolidação de uma referência de município com excelência na oferta de serviços de política pública socioassistencial”, comentou.

A coordenadora do CRAS do bairro Itaberaba, Carla Paula, falou sobre o aprendizado a partir do encontro formativo. “Nosso encontro formativo trouxe ainda mais trocas, partilhas e muito empenho no aprendizado do uso de um sistema ainda mais prático, rápido e eficaz, possibilitando conciliarmos todos os dados de forma sistematizada. A participação em momentos como este, nos permite exercer uma atuação ainda mais cuidadosa, articulada e coerente entre as equipes envolvidas e a população assistida”, finalizou.

Texto: Camila Santana – Estagiária sob supervisão da Ascom/PMJ

Fotos: Edinázio Dias/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube