Em um ano e meio de gestão Suzana Ramos, Juazeiro recebe quatro ministros de estado e garante investimentos em diversas áreas, incluindo a de inovação tecnológica

Início Em um ano e meio de gestão Suzana Ramos, Juazeiro recebe quatro ministros de estado e garante investimentos em diversas áreas, incluindo a de inovação tecnológica

Em apenas um ano e meio, Juazeiro já recebeu a visita de quatro ministros de estado, fortalecendo o desenvolvimento da cidade, e nesta terça-feira (21), uma comitiva do governo federal visitou novamente  o município, agora para a entrega do projeto-piloto da Política de Inovação Educação Conectada (Piec). Entre os participantes do evento, estavam a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, os ministros de estado Victor Godoy (Educação), e Paulo Alvim (Ciência, Tecnologia e Inovações), além da secretária de Educação e Juventude do município, Normeide Almeida.

A comitiva realizou uma visita técnica na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, onde funcionam os projetos educacionais Minecraft/Microsoft. Na unidade, além de conhecer as instalações, também foi feita uma apresentação do Minecraft, que visa estimular o aprendizado a partir dos jogos.

A entrega do projeto-piloto foi realizada na Escola Municipal Caic Misael Aguilar, com a participação também do diretor-presidente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões; do gerente de projetos e tecnologia do MEC, Delson Pereira; do reitor pró-tempore da Univasf, Paulo César Fagundes; da gestora pedagógica da Escola Caic, Jeanete Barbosa, e do gestor militar, coronel Jorge Sampaio; e dos deputados federais João Roma e Pr. Eurico.

“Estou muito feliz porque em minha gestão nós já recebemos quatro ministros, cada um trazendo melhorias para Juazeiro. Tivemos hoje aqui os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação também deixando programas tecnológicos. Sabemos que a educação é o carro-chefe de tudo e a tecnologia está cada vez avançando mais. Essas iniciativas são muito importantes para garantir o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou a prefeita.

Já o ministro da Educação, Victor Godoy, destacou o pioneirismo de Juazeiro na iniciativa. “É um projeto inovador, traz conectividade, tecnologia e inovação para as escolas, uma solução completa. Juazeiro é a primeira cidade da Bahia a receber esse projeto, que vai conectar mais de 70 escolas na cidade, e com isso a gente traz mais oportunidades para os nossos jovens”, explicou o ministro.

O projeto 

A secretária de Educação, Normeide Almeida, falou sobre a iniciativa na rede municipal. “Hoje Juazeiro já tem o projeto implantado em 55 escolas municipais da sede, que já estão utilizando internet wi-fi de alta velocidade para uso pedagógico na rotina escolar. O diálogo com os gestores, as vistorias técnicas e um intenso trabalho de mapeamento foram essenciais para o funcionamento dessa iniciativa”, finalizou a titular da pasta.

Mais projetos

Destaque no uso de tecnologias educacionais, o município também já foi contemplado com 10 projetos de tecnologia, que vão desde as escolas até as praças da cidade. 

Também estiveram presentes secretários municipais, vereadores, comunidade escolar e externa.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Samuel Ferreira/PMJ

Compartilhar