Em reunião mensal, Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Juazeiro faz avaliação positiva de ações desenvolvidas pela Prefeitura

Início Em reunião mensal, Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Juazeiro faz avaliação positiva de ações desenvolvidas pela Prefeitura

Em reunião mensal, Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Juazeiro faz avaliação positiva de ações desenvolvidas pela Prefeitura

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAP

Autor: Comunicação

Em reunião mensal, Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Juazeiro faz avaliação positiva de ações desenvolvidas pela Prefeitura

26/10/2022 20h19 Atualizado há 5 meses atrás


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) realizou a Reunião Ordinária do mês de outubro, nesta quarta-feira (26), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). Entre os participantes, estiveram o presidente do Conselho e gestor da Adeap, Assis da Apolo, o seu suplente no Conselho, Denivaldo Medrado, o conselheiro representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) André Knifis;  a conselheira representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Lícia Mara; a conselheira representante do Comitê de Massaroca, Ana Lúcia Silva; a conselheira representante da Secretaria de Educação e Juventude, Ana Paula Granja; o conselheiro representante do Irpaa, Luis Almeida e a conselheira representante da União das Associações do Vale do Salitre, Erica Daiane.

Durante a reunião foram discutidos temas envolvendo o programa Garantia-Safra biênio 2022/2023, o Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil e ainda foi apresentada aos conselheiros uma prestação de contas referente a todas as edições da Feira do Bode já realizadas este ano.  

O presidente do Conselho, Assis da Apolo, ressalta o foco do CMDS e a importância da realização das reuniões. “O Conselho existe para debater soluções e alternativas para as dificuldades do desenvolvimento sustentável no município, bem como, incentivar a promoção social implementando e elaborando programas e projetos que incentivem um desenvolvimento sustentável. E quando dialogamos sobre temas como os de hoje, sobre iniciativas com avaliações positivas, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, avaliou Assis da Apolo.

Garantia-Safra 

Foram apresentados na reunião os números de agricultores juazeirenses já cadastrados para a safra 2022/2023. “Até o momento já foram cadastrados mais de 3 mil agricultores, e até o dia 31 de outubro, prazo de encerramento do cadastramento, com certeza iremos superar o número da safra anterior que foi de 3.354 cadastrados”, destaca Assis da Apolo.

Terra Brasil

Dois pareceres foram apresentados durante a reunião: das Fazendas Lagoas dos Patos 2 e 3 que beneficia cinco famílias de Sem Terras, que através do Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil vão passar a ter sua propriedade. Somente este ano o CMDS já conseguiu emitir parecer para que 8 propriedades no município, fossem legalizadas, beneficiando aproximadamente 120 famílias, e tornando produtivos mais de 550 hectares de terra.

Feira do Bode

Somente este ano, de maio a setembro, 5 edições da feira foram realizadas em distritos diferentes de Juazeiro (Juremal, Itamotinga, Pinhões, Massaroca e Junco). Os números alcançados com a realização das 5 edições da feira são positivos: aproximadamente 160 expositores já participaram da feira, mais de 1.200 animais expostos, cerca de 250 instituições e empreendedores, mais de 700 animais comercializados, um faturamento de pouco mais de R$ 740 mil, movimentados com comercialização de animais e artigos em geral, além do envolvimento de escolas na realização das gincanas culturais que promovem o resgate da cultura local e regional, artistas que realizam a programação cultural e artística, entre outros. Na primeira quinzena do mês de novembro mais uma Feira do Bode será realizada, desta vez no distrito de Abóbora.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMJ


Facebook Instagram Youtube