Em parceria com o CETEP, Semaurb realiza atividade de educação ambiental sobre o Dia da Árvore em Juazeiro

Início Em parceria com o CETEP, Semaurb realiza atividade de educação ambiental sobre o Dia da Árvore em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb) participou, nesta quarta-feira (21), da programação da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (Cetep), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Dentre as ações, a equipe de educação ambiental da Semaurb desenvolveu uma atividade em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste dia 21 de setembro. Os estudantes da instituição, especialmente os do curso de Agropecuária, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto algumas espécies de árvores que estão presentes no Semiárido e que compõem o bioma Caatinga, como o Umbuzeiro, o Ipê-roxo e a Craibeira.

“Como Juazeiro é uma cidade quente, a arborização é importante para amenizar a temperatura. E essa ação é interessante também para nossa escola, porque tem a ver com os cursos que envolvem a questão da plantação e preservação do meio ambiente”, explicou a estudante Júlia Café.

Arborização

A equipe da Semaurb distribuiu entre os estudantes 200 mudas de espécies nativas, que foram doadas pela empresa Agrovale. A ação foi elogiada pelos alunos, que também participaram do plantio de algumas mudas no estacionamento da escola.

“Eu acho que a iniciativa é muito importante tanto para a beleza da cidade, pois ajuda a conservar as áreas verdes, quanto para conscientizar as pessoas a cuidarem e terem responsabilidade com as plantas”, disse a estudante Sthefany Eduarda Couto.

“A atividade de educação ambiental promovida pelo CETEP Sertão do São Francisco aconteceu com a proposta de realizarmos uma conferência ambiental com algumas turmas do curso de agropecuária, onde apresentamos três projetos que já desenvolvemos aqui na escola. A Semaurb, assim como as demais instituições que nos apoiam, são nossos parceiros nessa atividade de educação ambiental. Nós realizamos o convite e a equipe da Semaurb se propôs a estar com nossos alunos, distribuindo aqui espécies nativas da Caatinga e também participando do plantio de algumas mudas. Nós do Cetep expressamos nossos agradecimentos”, expressou o professor de Geografia, José Valdo Santana Bezerra.

Conscientização

A participação da programação da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelo CETEP Sertão do São Francisco é mais uma ação do programa Juá Arborizado, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Semaurb.

“As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais. Estamos hoje aqui no CETEP a convite do professor José Valdo pra mostrar para os estudantes a importância e o cuidado que devemos ter com o nosso planeta de modo geral. Neste 21 de Setembro comemoramos o Dia da Árvore e também coincide com a chegada da Primavera. Esperamos que com ações semelhantes a esta a população tenha mais consciência da importância da preservação e seu papel fundamental para a vida no planeta”, frisou a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube