Em ação ambiental, Prefeitura de Juazeiro e parceiros promovem soltura de peixes no Rio São Francisco

Início Em ação ambiental, Prefeitura de Juazeiro e parceiros promovem soltura de peixes no Rio São Francisco

Uma ação ecológica realizada neste sábado (27) no Parque Fluvial de Juazeiro chamou a atenção de quem passeava pelo local. Alevinos da espécie Piau foram soltos nas águas do Rio São Francisco com a participação de voluntários e alunos da Escola Estação do Saber José Carlos Tanuri.

A atividade fez parte da programação do projeto “Menos Lixo, Mais Vida”, promovida pela nadadora Alice Rocha e pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). A ação teve a colaboração de pescadores e nadadores e empresas parceiras, como a Compare e Codevasf.

Conscientização ambiental

As crianças participaram ativamente da soltura dos peixinhos. “Nunca tinha feito isso antes, foi muito importante participar dessa data comemorativa. Achei muito legal”, disse a aluna Maria Eduarda Oliveira, de 9 anos.

“Adorei, me deu muita alegria, me diverti muito soltando os peixinhos”, completou a aluna Rebeca Sá, de 7 anos.

Para a professora Leuza Ferreira, a ação ecológica foi uma ótima oportunidade para trabalhar a conscientização ambiental com os estudantes. “Nós enquanto professores trabalhamos esse tema no dia a dia com as crianças, mas elas vindo aqui vivenciando esse momento, em contato com a natureza, vivenciando na prática, vai realmente trazer uma aprendizagem mais concreta e ajudar a perceber a realidade ecológica”, disse a educadora.

Iniciativa

Segundo a idealizadora do projeto “Menos Lixo, Mais Vida”, a ideia surgiu da necessidade de despertar a colaboração da sociedade.

“Nós que nadamos todos os dias percebemos que hoje encontramos mais lixo que peixes dentro do rio. Então, com essa iniciativa o principal objetivo é que a gente conscientize o máximo de pessoas possíveis, crianças, adultos, atletas e frequentadores da Orla inteira, para colaborar e não espalhar lixo nas margens do rio”, ressaltou a nadadora Alice Rocha.

A ação ecológica também celebrou o Dia Mundial da Limpeza Pública, comemorado neste sábado.

“Fazer uma ação de educação ambiental voltada para o nosso rio e com as crianças da nossa comunidade é impagável. Estamos plantando a semente, fazendo elas entenderem a importância do nosso rio e da preservação ambiental. Então, além de trazer a comemoração do dia da limpeza urbana, também estamos promovendo uma reflexão para as futuras gerações sobre a importância do nosso rio e seus recursos naturais”, frisou o diretor de Meio Ambiente, Alexandre Batista.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube