Educação e tecnologia: Prefeitura de Juazeiro oferece instrumentalização tecnológica para profissionais da rede municipal de ensino

Início Educação e tecnologia: Prefeitura de Juazeiro oferece instrumentalização tecnológica para profissionais da rede municipal de ensino

Mais um investimento da gestão municipal na Educação começou a ser executado. Desde que as escolas precisaram se reinventar para atender ao novo modelo de educação não presencial, a tecnologia passou a ser uma aliada. Para dar mais suporte às unidades de ensino na utilização dessas ferramentas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), promoveu um Encontro Formativo com Coordenadores Pedagógicos da rede pública municipal de ensino, durante os dias 30 de agosto a 1° de setembro.

A formação aconteceu no NTM, em funcionamento na Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep), localizada no bairro São Geraldo. Na ocasião, os coordenadores pedagógicos foram orientados sobre o uso de ferramentas para o “Armazenamento e Produção de Documentos em Nuvem”, enquanto facilitadoras dos mecanismos que auxiliam no desenvolvimento das atividades do cotidiano escolar.

“A proposta surgiu da necessidade de rediscutir a educação no cenário pós-pandêmico, que apontou novos caminhos para a prática de ensino aprendizagem. O mais genial foi observar o quanto a prefeita Suzana Ramos, com origem do interior de Juazeiro, passou a potencializar a construção de uma educação cada vez mais inovadora e pioneira no uso de ferramentas tecnológicas, evidenciando o poder transformador dessas duas potências: educação e tecnologia. A atual gestão municipal foi totalmente responsável pelo funcionamento de excelência do NTM, que contou com o investimento de inúmeros recursos, incluindo a construção de dois estúdios de televisão, viabilizando a gravação de aulas que alcançam desde a educação infantil até a de Jovens de Adultos”, destacou Reginaldo Medrado, coordenador geral do NTM.

Os encontros formativos acontecerão até o mês de novembro, instrumentalizando o total de 132 coordenadores pedagógicos, que passarão a ter propriedade na produção documental via tecnologia, tanto no uso pedagógico, quanto administrativo, dispondo de todo domínio na utilização do sistema informatizado já ofertado pela rede municipal de ensino através do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), que corresponde a um Sistema de gestão bastante inovador, abrangente e com inúmeras funcionalidades. “Contamos também com o Programa de Gamificação, que utiliza a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades pedagógicas, além do apoio de 9 articuladores tecnológicos, que atuam diretamente com tecnologia da informação, desenvolvendo projetos de web capazes de socializar saberes com estudantes de todas as idades”, explicou Reginaldo.

Segundo Greice Sena, coordenadora pedagógica do ensino fundamental II, da Escola Municipal Professora Haydee Fonseca Falcão, localizada no bairro João Paulo II, a iniciativa possibilitou adquirir o domínio das novas ferramentas tecnológicas oferecidas pelo projeto pedagógico do município. “Eu acredito que esse seja um momento marcante e muito significativo para a nossa vida profissional. A pandemia nos deu um choque de realidade e demonstrou o quanto a tecnologia pode facilitar a realização das atividades do cotidiano, além de facilitar o trabalho desenvolvido, e capacitar novos multiplicadores de conhecimento em suas respectivas unidades de ensino”, comentou a coordenadora.

NTM

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) é um órgão subordinado à Secretaria Municipal de Educação (Seduc) que oferece formação contínua em tecnologias educacionais à comunidade escolar, assessora no uso pedagógico de ferramentas digitais, potencializando a aprendizagem de campos conceituais nas diferentes áreas de conhecimento, e dar suporte técnico (hardware e software). O objetivo é engajar pessoas, conectar ideias e pensamentos ao universo da cultura digital, fazendo uso de metodologias ativas e imersivas, potencializando a utilização e manuseio de tecnologias nas diversas práticas educacionais.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube