Dia da Enfermagem: gestão Suzana Ramos destaca investimentos na valorização da categoria

Início Dia da Enfermagem: gestão Suzana Ramos destaca investimentos na valorização da categoria

Dia da Enfermagem: gestão Suzana Ramos destaca investimentos na valorização da categoria

Secretaria de Saúde

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Dia da Enfermagem: gestão Suzana Ramos destaca investimentos na valorização da categoria

12/05/2023 15h55 Atualizado há 3 semanas atrás


Na data em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, a gestão Suzana Ramos destaca os avanços alcançados pela categoria graças aos investimentos e valorização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). Entre elas está a sensibilidade em atender a antiga reivindicação da categoria: a redução da carga horária tornando-a compatível com a rotina deste profissional de saúde. Atualmente, os Enfermeiros que atuam na rede municipal têm uma jornada de trabalho de 30 horas.

A prefeita Suzana Ramos aproveitou a data comemorativa para destacar esta e outras conquistas da categoria na sua administração. “Há muitos anos que os enfermeiros reivindicam a redução da carga horária devido à atividade ter uma rotina exaustiva. Nossa gestão conseguiu reduzir sem prejudicar o funcionamento da rede municipal de saúde”, afirmou a prefeita, enfatizando os dois reajustes salariais executados nos anos de 2022 e 2023.  “Nós também conseguimos reajustar os salários: 11% em 2022, e 6% em 2023, demonstrando nosso compromisso e respeito por esses profissionais”, enfatizou a prefeita Suzana Ramos.

Hoje a Prefeitura de Juazeiro tem no seu quadro de servidores 225 enfermeiros atuantes.

Dia Internacional da Enfermagem

A data de 12 de maio homenageia o trabalho dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde. A função desses profissionais é garantir a recuperação de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.

A data é celebrada mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. De nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.

 


Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ


Facebook Instagram Youtube