Desfile cívico realizado em Carnaíba do Sertão movimenta comunidade e resgata tradições no distrito

Início Desfile cívico realizado em Carnaíba do Sertão movimenta comunidade e resgata tradições no distrito

Desfile cívico realizado em Carnaíba do Sertão movimenta comunidade e resgata tradições no distrito

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Desfile cívico realizado em Carnaíba do Sertão movimenta comunidade e resgata tradições no distrito

A comunidade de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro, acordou cedo para prestigiar mais um dia de desfiles cívicos na localidade, neste sábado (24). A programação das escolas municipais Professora Graciosa Xavier e Pedro Dias movimentou a comunidade que prestigiou a celebração da história e memória de Juazeiro. A apresentação, alusiva à Independência do Brasil, trouxe […]

24/09/2022 12h01 Atualizado há 2 meses atrás

A comunidade de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro, acordou cedo para prestigiar mais um dia de desfiles cívicos na localidade, neste sábado (24). A programação das escolas municipais Professora Graciosa Xavier e Pedro Dias movimentou a comunidade que prestigiou a celebração da história e memória de Juazeiro.

A apresentação, alusiva à Independência do Brasil, trouxe para as ruas de Carnaíba homenagens aos educadores locais, pioneiros na educação na região; destacou a importância da fruticultura irrigada, seus trabalhadores e a fertilidade, através do Rio São Francisco; além de elementos típicos da cultura popular juazeirense, como as lendas ribeirinhas.

O público que assistia o momento, observava encantado a desenvoltura dos estudantes, que embalados pelas fanfarras das escolas municipais Dinorah Albernaz Melo da Silva e Iracy Nunes, além da estadual Codefas, coloriram as ruas com a história da cidade.

Crenildes Simões mora há mais de 70 anos na comunidade e prestigiou o desfile, aplaudindo de pé a apresentação. Ela falou sobre a emoção que o momento causou. “Meu sentimento é de orgulho da nova geração, e de muita emoção. Fico muito emocionada porque me lembra os meus antepassados e eu choro muito, me emociono, mas estou aqui em pé”, contou a moradora.

Já Hilton Risley destacou o resgate das tradições na comunidade. “Moro na comunidade desde que nasci e há muito tempo a gente não via um desfile cívico, que era uma tradição da comunidade, e este ano estamos vendo a tradição voltar com todo mundo na avenida”, enfatizou Hilton.

A professora aposentada Graciosa Xavier, que dá nome a escola, também prestigiou o momento e falou sobre o sentimento de assistir o desfile e a importância da educação. “É uma emoção sem limites. Nunca esperei que fosse uma coisa tão linda, tão bem planejada, elaborada e bem cuidada. Parabéns para os professores, estou profundamente feliz e grata por tudo isso. Que Deus abençoe todos os alunos e professores para continuarem firmes na educação, que é o passo maior para uma vida melhor”, concluiu a patrona.

Além da comunidade, o desfile também foi prestigiado pelo vereador Berg da Carnaíba e pelo gestor de Políticas Públicas da Seduc, José Carlos Chastinet, representando o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.

 Avaliação

O coordenador geral dos desfiles alusivos à Independência do Brasil, em Juazeiro, Carlos Fabiano de Souza, avaliou positivamente as atividades desenvolvidas no período.

“As escolas fizeram das comemorações ao 7 de setembro um sucesso, com o empenho dos educadores e dos estudantes que se doaram para as apresentações. A Prefeitura de Juazeiro é grata também à comunidade que prestigiou todos esses momentos e celebrou a nossa história e memória, que foi o tema central dos desfiles deste ano”, concluiu Fabiano.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Luan Medrado/PMJ


Facebook Instagram Youtube