Cultura e tradições da comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, são tema de desfile cívico promovido por escola municipal da localidade

Início Cultura e tradições da comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, são tema de desfile cívico promovido por escola municipal da localidade

A comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, prestigiou, nesta sexta-feira (02), o desfile cívico da Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, que trouxe para as ruas da comunidade, a tradição e cultura ribeirinhas. Com o tema “Juazeiro: História, tradição, cultura e beleza”, os alunos trouxeram elementos típicos da comunidade, valorizando a cultura local.

No trajeto, em pelotões, foram apresentados o “Samba de Véio” da ilha do Rodeadouro, com a participação do tradicional grupo de mesmo nome; os vaqueiros, indígenas, lavadeiras e pescadores também foram contemplados, representando a história de Juazeiro. Celeiro de grandes atletas, incluindo os de referência no esporte escolar, como Rafaela Augusta Feliciano, Elisabeth Batista, Carlos Ademir Miranda, Tainara Silva, além do jogador de futebol, Daniel Alves, também foram homenageados no desfile.

Célia Regina da Silva mora na comunidade há 66 anos e filmou todo o trajeto do desfile. Ela contou que tem 8 familiares, entre netos e bisnetos, que estudam na escola e enfatizou a alegria do momento. “Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo, porque é muito emocionante e bonito. Meus netos e bisnetos estão todos aí desfilando”, ressaltou Célia, que também contou sobre o destino da filmagem que produziu. “Vou mostrar para a família, pelo whatsapp”, informou.

Já Antonio Laurindo dos Santos, morador da comunidade há 72 anos, destacou a importância do desfile por promover o resgate da tradição das comemorações à independência do Brasil. “É uma alegria ver as crianças animadas e satisfeitas por estarem participando de uma coisa que é nossa, a independência do Brasil”, finalizou o idoso.

A gestora da escola, Jailma Carvalho, falou sobre a escolha do tema do desfile, que atende à temática central definida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e reforçou a importância de valorizar a cultura e as raízes. Ela também ressaltou a parceria da comunidade nas atividades desenvolvidas pela escola. “As famílias adoraram, as mães acharam lindo, o tempo todo estavam comentando. Aqui a comunidade participa muito, tudo que a escola propõe para as famílias, elas abraçam e fica tudo lindo”, finalizou a gestora escolar.

O tema do 7 de setembro definido para este ano é “Juazeiro tem história e memória: um recomeçar em um novo tempo”, e assim como a Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, outras unidades de ensino municipais, no interior de Juazeiro, também farão as suas respectivas apresentações. Amanhã (03), será a vez da Escola Municipal José de Amorim, na Lagoa do Salitre.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube