Cuidar: Prefeitura de Juazeiro lança programa inovador de treinamento de primeiros socorros em escolas municipais

Início Cuidar: Prefeitura de Juazeiro lança programa inovador de treinamento de primeiros socorros em escolas municipais


A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação e Juventude (Seduc), lançou nesta quarta-feira (20) o ‘Programa Cuidar’, que tem a proposta de realizar treinamentos de primeiros socorros para professores e gestores das escolas municipais de Juazeiro. Pelo programa, os profissionais da educação receberão formações que serão passadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, destaca que implantar as noções de primeiros socorros às equipes das escolas municipais reforça a preocupação da gestão municipal com as pessoas. “É um projeto inovador. Vamos levar os treinamentos de saúde para a educação para que estes profissionais estejam preparados para agirem nos momentos de emergência não apenas com as crianças e adolescentes, mas também com os outros trabalhadores da educação”, disse.

A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, explica que as formações do ‘Programa Cuidar’ iniciam nesta quarta-feira com os gestores e coordenadores pedagógicos, mas que os treinamentos serão ampliados para toda a rede municipal de ensino. “Toda a equipe de educação vai estar preparada para, em momento de urgência e emergência com nossos alunos, podermos dar os primeiros socorros e tomar as medidas médicas necessárias”, explicou.

Wilza Miranda é gestora da Escola Maria José Lima da Rocha, que fica no bairro João Paulo II. Ela disse que teve conhecimento de primeiros socorros, mas de forma superficial e com o ‘Programa Cuidar’, ela e toda equipe vão ficar bem melhor preparados. “Eu considero de fundamental importância, porque por várias vezes, nós como educadores passamos por situações difíceis com os nossos alunos que a gente não sabe como resolver. Ter um programa que nos prepare para este momento que não estamos livres de passar com os nossos alunos ou outro funcionário é de fundamental importância”, enfatizou a gestora escolar.

Lei Karla Nayse

A Lei Municipal Karla Nayse foi sancionada em setembro de 2021 pela prefeita Suzana Ramos. Ela foi proposta pelo vereador Lourival Quirino, que também participou do lançamento do ‘Programa Cuidar’. “Muito importante este programa, porque em 2019 perdemos uma aluna no Colégio Paulo VI por convulsão. Fizemos um estudo sobre este projeto e hoje estamos aqui para colocar o projeto em prática”, disse.

TV Escola Canal 7.2

Além das formações presenciais sobre diversos temas, algumas noções também serão veiculadas na TV Escola Juazeiro, através do canal 7.2 da TV aberta, bem como no canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube