Crianças da Rede Municipal de ensino de Juazeiro recebem premiação por produções artísticas alusivas ao combate ao trabalho infantil

Início Crianças da Rede Municipal de ensino de Juazeiro recebem premiação por produções artísticas alusivas ao combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu nesta sexta-feira (11) a premiação do Programa MPT na Escola 2021 – A escola no combate ao trabalho infantil. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Juazeiro e faz parte da programação da campanha municipal “Trabalho infantil, nem de brincadeira”, desenvolvida em parceria entre a Seduc e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Foram avaliados mais de 100 trabalhos produzidos por estudantes do 4º ao 7º ano, de 12 escolas municipais, sobre as temáticas “trabalho infantil” e “profissionalização adolescente/aprendizagem profissional”. As oito melhores produções foram premiadas nas categorias conto, poesia, música e desenho, com destaque para escolas da área rural, que receberam premiações em três categorias.

Estudantes e professores das Escolas Municipais Mandacaru, Pontal, 15 de Julho, Joca de Souza Oliveira e Rural de Tempo Integral São José receberam kits pedagógicos pelas produções artísticas e culturais.  O estudante Joabe Damasceno, do 5º ano da Escola Municipal 15 de Julho, em Maniçoba, ganhou na categoria poema e falou sobre o que aprendeu com a atividade. “Com esse projeto eu aprendi que tem muitas crianças que precisam de ajuda, e que se você conhece alguém que está maltratando e incentivando uma criança ao trabalho, deve denunciar”, explicou o estudante. Os premiados seguirão para a etapa estadual.

A programação também contou com a participação da secretária de Educação do município, Normeide Almeida, o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Teobaldo Pedro, a superintendente de Gestão Escolar, Alexandrina Araújo,  a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Juazeiro, Cristiane Alli Fernandes, o conselheiro do Conselho Tutelar de município, José Roberto Santos, e o vereador Gleidson Azevedo.

 “Foi muito positivo, bonito e emocionante a apresentação do trabalho das crianças. Vimos o envolvimento dos professores e gestores nesse projeto, houve, realmente, um empenho  e dedicação. Eles abraçaram essa causa que é tão importante e que mostra qual é a sociedade que queremos”, destacou a procuradora Cristiane Alli Fernandes

Ação contínua

As escolas municipais de Juazeiro que participaram da premiação, também receberão do MPT, material específico sobre a temática, bem como formações para os professores, a fim de trabalhar a conscientização sobre o trabalho infantil de forma contínua nas unidades de ensino.

A secretaria de Educação, Normdeide Almeida, destacou a disponibilidade do município para fomentar ações de conscientização que visem o bem-estar de crianças e jovens de Juazeiro.“O Programa MPT na Escola é uma importante iniciativa do Ministério Público do Trabalho por trazer informações e  contribuir para conscientização sobre o trabalhou infantil em nossa Rede Municipal. A Seduc estará sempre à disposição para desenvolver projetos que visem conscientizar e promover o  bem-estar de nossas crianças e adolescentes” finalizou a secretária de Educação de Juazeiro.

Texto: Brena Souza –  Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube