Crianças da rede municipal de ensino de Juazeiro desenvolvem autonomia e autoconfiança a partir do uso de materiais didáticos inovadores

Início Crianças da rede municipal de ensino de Juazeiro desenvolvem autonomia e autoconfiança a partir do uso de materiais didáticos inovadores

Crianças da rede municipal de ensino de Juazeiro desenvolvem autonomia e autoconfiança a partir do uso de materiais didáticos inovadores


Oferecer às crianças atividades que viabilizem o desenvolvimento de diversas competências, bem como de experiências sensoriais, é essencial para um crescimento saudável. Na rede municipal de ensino de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), tem investido em materiais didáticos inovadores para atender o segmento Educação Infantil.

Está disponível nas escolas municipais uma coleção de livros didáticos infantis, que foram criteriosamente selecionados pela Seduc por atenderem aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhados às especificidades do currículo municipal.

A coleção, composta por kits para professor e aluno, conta com atividades que promovem, entre outras coisas, o autoconhecimento, com brincadeiras e atividades psicomotoras; participação e interação entre as crianças; respeito às diferenças e expressão de sentimentos, necessidades e desejos.


Durante o processo de ensino e aprendizagem, as crianças são provocadas a “colocarem a mão na massa”, executando atividades como desenhos, pinturas, empilhamento e encaixe de objetos, exercitarem o olhar sobre si, o outro e a coletividade, para depois colocarem no papel o que aprenderam com as experiências.

Para a diretora de Educação Infantil da Seduc, Eliete Evangelista, a metodologia utilizada permite que a partir da ludicidade e da brincadeira, as crianças aprendam e desenvolvam novas competências. “Os materiais didáticos se apresentam como um portfólio das crianças de Educação Infantil de um a três anos, onde os registros serão pensados e realizados atendendo às mais diversas linguagens, sempre com a intencionalidade de potencializar e desenvolver os objetivos de aprendizagem de acordo com sua faixa etária”, explicou a diretora.

Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos – Pedro Angelo

Compartilhar