Criança com atrasos neuropsicomotores recebe cadeira do Cerpris de Juazeiro e família agradece: “Dormiu sentada na cadeira de tão confortável”

Início Criança com atrasos neuropsicomotores recebe cadeira do Cerpris de Juazeiro e família agradece: “Dormiu sentada na cadeira de tão confortável”

Criança com atrasos neuropsicomotores recebe cadeira do Cerpris de Juazeiro e família agradece: “Dormiu sentada na cadeira de tão confortável”

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Criança com atrasos neuropsicomotores recebe cadeira do Cerpris de Juazeiro e família agradece: “Dormiu sentada na cadeira de tão confortável”

Após 7 anos de espera, a pequena Eyshila Katiane Paz de Oliveira agora pode enxergar melhor o que está à sua volta. A garota recebeu uma cadeira de rodas do tipo intermediário, para crianças que não têm controle de tronco do Centro de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), da Prefeitura de Juazeiro, através da […]

14/12/2022 7h00 Atualizado há 2 meses atrás

Após 7 anos de espera, a pequena Eyshila Katiane Paz de Oliveira agora pode enxergar melhor o que está à sua volta. A garota recebeu uma cadeira de rodas do tipo intermediário, para crianças que não têm controle de tronco do Centro de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau).

Eyshila tem atrasos neuropsicomotores e era transportada em um carrinho de bebê, o que não era adequado. A mãe da garota, Rafaela Paz dos Santos Oliveira, se emocionou ao ver a filha olhando o mundo sorridente e com o conforto merecido. “Minha filha ficou contente. O sorriso não tem nem tamanho. Quando recebeu a cadeira adequada, ela ficou com sorriso de ponta a ponta. Dormiu sentada na cadeira de tão confortável que ficou para ela”, contou a mãe emocionada.

Rafaela conta ainda que a cadeira que tinha conseguido para a filha era do tipo comum e não atendeu às necessidades da sua pequena. No Cerpris, Eyshila foi atendida pela primeira vez pelo ortopedista. Também passou pela neuropediatra e por fisioterapeuta, alguns dos profissionais disponibilizados pelo Cerpris em Juazeiro para a população.

Ela gostou bastante da cadeira. Queria ficar em pé na cadeira porque na cadeira que ela estava não era apropriada e, com isso, acabou doando para outra criança. “Achei maravilhoso o atendimento no Cerpris. Os profissionais receberam a gente de braços abertos. Gostaria de agradecer muito a todos aqui”, enfatizou a Rafaela Paz.

Cadeiras posturais

A cadeira da garota foi adquirida com recurso da Secretaria de Saúde de Juazeiro destinado na Gestão Suzana Ramos para a compra desses equipamentos. Além disso, a Prefeitura de Juazeiro possui uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para a distribuição de cadeiras de rodas há quase dois anos, em que já foram entregues cerca de 400 cadeiras padrão a pacientes que estavam há muito tempo na lista de espera por este tipo de equipamento. O Cerpris está iniciando a renovação do programa com a igreja para a entrega de cadeiras posturais.

Fluxo

Pacientes que possuam deficiência podem buscar o Cerpris, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. “A demanda para este acolhimento é espontânea. O paciente pode procurar pelo Serviço Social ou ir na recepção do Cerpris. Caso necessário, ele é avaliado pelo ortopedista que vai avaliar qual o melhor equipamento que irá auxiliar na sua locomoção. O usuário vai passar pela equipe multiprofissional de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional para fazer a avaliação adequada de acordo com o tamanho, peso e altura, para as concessões das cadeiras e demais equipamentos de locomoção”, explicou Verônica Pesqueira.

Cerpris

O Cerpris fica localizado na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio (próximo à Delegacia da Mulher) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para contato é o (74) 3612-1866. O Cerpris atende 28 municípios da macrorregião norte da Bahia.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube