Conselho Municipal de Educação aprova Documento Curricular Referencial de Juazeiro

Início Conselho Municipal de Educação aprova Documento Curricular Referencial de Juazeiro

Em reunião extraordinária, nesta terça-feira (09), o Conselho Municipal de Educação (CME) aprovou o Documento Curricular Referencial de Juazeiro (DCRJ), que estabelece de forma democrática o que deve ser trabalhado nas unidades de ensino da rede municipal, garantindo as aprendizagens essenciais, que são direito de crianças, jovens e adultos.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida; a superintendente de Ensino da Seduc, Willany Cunha; representando a presidência do Conselho, o vice-presidente Jorge Thiago Souza e demais membros do CME.

A secretária de Educação e Juventude comemorou os bons resultados da consulta pública, que ajudou a construir um currículo a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “É importante lembrar que todas as alterações e adições no currículo seguem as normas padrão da BNCC, por isso, trazemos ainda mais identidade local ao nosso ensino”, salienta Normeide Almeida.

Jorge Thiago Souza, vice-presidente do CME e presidente da Associação das Instituições de Ensino Privado de Juazeiro/BA (Assinep), ressalta que a homologação do DCRJ atinge não somente a educação da sede, mas, também do interior do município. “O Conselho considerou avanços significativos para todos os segmentos da educação, inclusive, a Educação do Campo”, pontuou.

Participação popular

O DCRJ foi validado em parceria com a comunidade juazeirense em Consulta Pública virtual sobre os documentos curriculares do ensino básico, em julho deste ano. A ação foi aberta à participação de toda a sociedade, com o objetivo de promover a participação ativa da população na construção de políticas públicas educacionais.

Na Consulta, os participantes puderam opinar sobre aspectos do novo currículo voltado para os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda, Educação do Campo, Educação Especial e Inclusiva.

O que são os CME

Os Conselhos Municipais de Educação exercem o papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais, além desempenhar funções normativa, consultiva e fiscalizadora.

Texto e Fotos: Elen Victória – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube