Conselho debate política de assistência social desenvolvida em Juazeiro durante 1ª Formação Continuada

Início Conselho debate política de assistência social desenvolvida em Juazeiro durante 1ª Formação Continuada

Conselheiros municipais de assistência social, representantes da gestão municipal, sociedade civil, organizações, institutos e fundações, participaram da Primeira Formação Continuada do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), durante esta sexta-feira (08) no auditório do Rapport Hotel. A iniciativa cumpriu o objetivo de oferecer um espaço qualificado para debater o atual cenário e o futuro da política de assistência social desenvolvida no município.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), busca promover a educação permanente no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), além de oportunizar o diálogo sobre o papel do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e as funções dos conselheiros, que cumprem o papel de representantes da sociedade civil, no domínio dos programas, projetos e serviços desenvolvidos pelo poder público municipal na área de assistência social.

O encontro contou com a presença da presidente do CMAS, Maria José Alves Pereira, que ressaltou sobre a necessidade de atender a população mais necessitada nos programas de assistência oferecidos pelo município, de forma efetiva e alinhada com as mudanças ocorridas no sistema de regulamentação. “O CMAS é um órgão de controle social que tem como propositura medir as políticas públicas que estão sendo implantadas, e que as que já existem, mensurando as conferências municipais de assistência social. É indispensável que os representantes do Conselho Municipal da Assistência Social permaneçam atualizados sobre as leis, decretos e resoluções que auxiliam no controle social da sociedade civil”, falou Maria.

Gestão democrática e participativa

A gestora da Sedes, Amélia Pedra, também presente no evento, destacou que a prefeitura tem investido em um modelo de gestão democrática e participativa, apostando em parcerias entre órgãos que viabilizem a concretização das políticas sociais de forma satisfatória e surpreendente. “As esferas municipal, estadual e federal têm estabelecido diálogo constante, oferecendo todo suporte e apoio necessário para a concretização dos nossos propósitos enquanto gestão, no cumprimento de nossas atribuições, e no atendimento e acolhimento das necessidades da população em situação de vulnerabilidade social. Enquanto gestão estamos comprometidos e empenhados em acompanhar de perto os projetos executados, a população atendida e o impacto social destas ações”, comentou a secretária.

Jussara Rêgo, conselheira do CMAS, representante da Secretaria de Saúde e gerente de Humanização e Educação Permanente e Continuada, comentou sobre a relevância da ação. “Esse encontro promove a valorização e capacitação de cada colaborador dentro desse setor, que se compromete diariamente com a prestação de serviços socioassistenciais, além de oportunizar uma aproximação mais efetiva entre conselho, prefeitura e sociedade civil, abrindo possibilidade para o desenvolvimento de um trabalho com base nas políticas públicas de assistência social do município”, afirmou.

Texto: Camila Santana – Estagiária sob supervisão da Ascom/PMJ

Fotos: Pedro Angelo/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube