Comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, é beneficiada com arborização e ação de paisagismo

Início Comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, é beneficiada com arborização e ação de paisagismo


A comunidade do Rodeadouro, área ribeirinha de Juazeiro, foi beneficiada nesta terça-feira (5) com uma ação de arborização e paisagismo, executada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb).

Foram plantadas no total mais de 80 mudas de espécies como de ipê-rosa, palmeira e ixora na praça que foi construída na comunidade e que está em fase de finalização. Um gramado também foi colocado nos canteiros.

A pescadora Maria das Graças Santos Miranda mora bem em frente da nova praça. Ficou muito satisfeita com o plantio e está contando os dias para o novo espaço ser entregue para a comunidade. “Aqui antes era só terra, mato e espinho. Quando chovia ninguém nem podia passar. Há muito tempo a gente sonhava que algo fosse feito aqui e agora, graças a Deus, estamos vendo essa praça sendo construída e já está quase finalizada. As crianças vão poder ter um local para brincar. Estou muito feliz e depois que ficar pronta nós moradores vamos cuidar, não vamos deixar ninguém destruir esse espaço. Agradeço muito a prefeita por ter feito esse benefício aqui para o Rodeadouro”, declarou a moradora.

Pertencimento

Segundo o gestor da Semaurb, César Miller, a ação de arborização na nova praça, além de promover o paisagismo no local, é uma iniciativa para despertar a conscientização ambiental e a integração com os moradores. “Todo avanço só é possível se tiver a parceria entre comunidade e o poder público. A gestão da prefeita Suzana Ramos faz o seu papel que é entregar o equipamento e arborizar o espaço. E agora o papel mais importante é da comunidade, de criar aquele zelo, aquele senso de pertencimento. O poder público vai regar as plantas, vai cuidar dos canteiros, vai fazer a manutenção. Mas a população precisa ter o zelo, precisa cuidar de verdade do seu equipamento. Essa praça não é da prefeitura, é do povo e para o povo”, destacou o secretário.

Previsão de entrega

A nova praça da Vila do Rodeadouro está sendo executada com recursos próprios, e é resultado da celebração de um termo de compromisso ambiental firmado entre a Atlas Renewable Energy (empresa de geração de energia solar) e a Prefeitura de Juazeiro, através da Semaurb. O novo equipamento contará com piso intertravado, estacionamento e parque infantil e está dentro do pacote de obras que serão entregues no mês de aniversário da cidade.

“Hoje vim acompanhar a obra da praça do Rodeadouro, que já está em fase de finalização, recebendo hoje essa ação de paisagismo, feita pela equipe da Semaurb. Uma praça construída com recursos próprios que vai tornar essa localidade mais bela, com esse novo espaço de lazer para os moradores”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Compartilhar