Moradores do bairro Malhada da Areia e do seu entorno participaram de uma roda de conversa sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A atividade, realizada nesta sexta-feira (04), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Malhada da Areia, foi mediada pelo advogado e servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Waldélio Silva, com o objetivo de orientar a comunidade sobre o benefício.
A coordenadora do CRAS, Vaquíria Fonsêca, falou sobre a ação. “Nós tivemos o prazer de receber o advogado Waldélio, que conversou com a comunidade com o objetivo de garantir que a informação sobre o BPC chegue às pessoas e, assim, possamos contribuir com a garantia dos seus direitos”, frisou a gestora, que coordenou a atividade com as técnicas do CRAS, Elisabete Freire e Rosane Bertipalha.
Simultaneamente à roda de conversa, em um espaço reservado, a equipe do programa Criança Feliz desenvolveu brincadeiras com as crianças presentes no local, para facilitar a participação dos pais na palestra.
BPC
O BPC é um benefício previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante um salário mínimo por mês para o idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade, que atenda os critérios descritos na legislação. Para ter direito ao BPC não é preciso ter contribuído com o INSS e, diferente de outros benefícios previdenciários, o benefício não paga 13°salário e também não deixa pensão por morte.
Texto: Eneida Trindade – Ascom/Sedes/PMJ
Fotos: Edinázio Dias – Ascom/PMJ