Completando 18 anos, Samu de Juazeiro celebra avanços no atendimento das urgências no município

Início Completando 18 anos, Samu de Juazeiro celebra avanços no atendimento das urgências no município

No dia 20 de agosto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Juazeiro (Samu) de Juazeiro completa 18 anos. Desde janeiro de 2021 a gestão municipal mantém uma atenção voltada para melhorar o serviço que é oferecido pelos profissionais que trabalham salvando vidas. De janeiro a julho de 2022, o Samu de Juazeiro realizou mais de 8 mil atendimentos.

“Seguimos mantendo o compromisso com a saúde do povo de Juazeiro e o Samu é parte fundamental nesse atendimento diário, salvando vidas e garantindo atendimento na hora que as pessoas precisam, de forma humanizada e com profissionais capacitados”, declarou a prefeita Suzana Ramos.

De acordo com o diretor médico do Samu, Franclen Rusvell Carvalho, todas as ambulâncias do serviço estão em pleno funcionamento atendendo a população. “Conseguimos reativar as ambulâncias, mesmo aquelas que precisavam de uma manutenção maior. A prioridade da gestão é garantir um atendimento com segurança e, por isso, são realizadas manutenções preventivas nos veículos. Isso garante que possamos atender as ocorrências com mais tranquilidade”, destacou Franclen.

Núcleo de Educação de Urgência (NEU)

Este ano foi consolidado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) o Núcleo de Educação de Urgência (NEU), onde os profissionais do Samu e da rede da atenção especializada e de urgência e emergência do município foram capacitados. Além disso, em parceria com a Secretaria de educação e Juventude (Seduc), foi instituído o Programa Cuidar, em que os profissionais de educação do município são treinados com técnicas de primeiros socorros. “Foi um avanço muito grande e só pode estar se concretizando, porque tivemos todo o apoio na criação, implantação e consolidação do nosso NEU”, disse Franclen.

Em 2021, a nova gestão conseguiu a requalificação do Samu, o que aumentou o repasse do Ministério da Saúde em mais de R$ 100 mil por mês. “O município havia perdido, principalmente, por não qualificar as equipes. Com o NEU, conseguimos a requalificação do nosso serviço e um aporte maior por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde da Bahia”, disse.

O Samu de Juazeiro, além de atuar nas ocorrências no município, atende também outras 11 cidades que compõem a regional. “Somos a base de regulação das ocorrências de todos os municípios da região. Todos são regulados pela base de Juazeiro. Além do serviço de envio de ambulância, de remoção de paciente, de socorro de atendimento pré-hospitalar, temos serviço de orientação, uma modalidade que os solicitantes podem entrar em contato com o Samu para esclarecer algumas dúvidas de saúde e pedir uma orientação que é feito pelos nossos médicos reguladores”, explicou o diretor médico do Samu de Juazeiro.

De janeiro a julho deste ano, foram realizados 17.208 atendimentos das chamadas recebidas na Central de Regulação, 478 transferências e 1.832 orientações médicas.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube