Com muita organização e aprovação do público, desfile da Independência em Juazeiro reafirmou um novo tempo de protagonismo municipal

Início Com muita organização e aprovação do público, desfile da Independência em Juazeiro reafirmou um novo tempo de protagonismo municipal


A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu nesta quarta-feira (07), o tradicional desfile cívico-militar em alusão ao dia da Independência do Brasil. A solenidade, que retornou após dois anos, em virtude da pandemia, marcou o bicentenário da Independência. A programação teve início às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Juazeiro, no Paço Municipal, seguindo para o circuito do desfile Cívico Militar, reunindo militares, estudantes, familiares e populares em um momento de patriotismo, animação e muita satisfação.

“Eu vejo o desfile como uma espécie de amostra de nossas esperanças, trazidos na avenida através das crianças, da juventude, do protagonismo feminino e da inclusão.  As escolas trouxeram com maestria os avanços da nossa história, das nossas conquistas e das nossas origens. A independência nos faz rememorar toda narrativa do período colonial e escravagista, que se fez império e se transformou em nação. Nesses 200 anos de independência o desfile de Juazeiro foi muito assertivo, pois trouxe um apontamento para o futuro, convidando a população para construir um Brasil mais justo, fraterno, igualitário e inclusivo dentro de sua vasta diversidade, além de dar visibilidade às nossas tradições e cultura regional”, comentou Raiana Barreto, que trouxe a filha Rebeca para assistir a programação.

Ana Jamille Santos, acompanhada do esposo, levou a filha Maria Eduarda para o circuito do desfile e valorizou o evento. “Estamos adorando a programação. Passamos a residir em Juazeiro há pouco tempo e é impressionante testemunhar como a cidade se transforma em uma verdadeira festa. Muito nítido que o 7 de setembro é uma tradição consagrada no município. Apesar do sol escaldante, pudemos contar com uma organização de excelência, só posso parabenizar os envolvidos no acontecimento desse evento tão inovador pra mim e para minha família, mas tão tradicional na cidade”, comentou Jamille.

A aluna da Escola Municipal Professora Iracy Nunes da Silva, Heviliny Victória, falou sobre a emoção de participar da ação. “Estou muito feliz de estar representando minha escola, minha cidade e meu país, é uma emoção muito grande”, disse.

Estudante da Escola Municipal Haydee Fonseca Falcão, Clara Stefany trouxe suas considerações sobre sua participação no evento. “É a primeira vez que participo do desfile de 7 setembro, que este ano trouxe a importância da inclusão para o circuito. Enquanto cadeirante, representando as pessoas com deficiência da minha cidade e do meu país, eu me sinto muito orgulhosa. É muito gratificante participar desse momento tão grandioso”, falou.

“O 7 de setembro em Juazeiro é considerado o evento mais tradicional do município, que segundo dados da Polícia Militar, reúne um número de pessoas superior aos festejos de carnaval, então, após dois anos impossibilitados de viver esse momento por conta da pandemia, voltamos a celebrar de forma espetacular essa data tão emblemática para nossa cidade. O colégio Codefas retorna para a avenida prestigiando a programação e trazendo para a população seus 33 anos de tradição e excelência na Educação e participação nos desfiles cívicos de Juazeiro”, considerou Charles Jean da Silva, gestor do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas).


Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube