Com gestão qualificada, desempenho positivo da educação municipal de Juazeiro é destaque em encontro com gestores e coordenadores da rede

Início Com gestão qualificada, desempenho positivo da educação municipal de Juazeiro é destaque em encontro com gestores e coordenadores da rede


Em evento comemorativo, gestores e coordenadores de escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro participaram de um café da manhã especial, nesta segunda-feira (13), na Chácara Bougainville. O objetivo do encontro, além de valorizar o trabalho dos profissionais, buscou avaliar o desempenho da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e dos trabalhos realizados no primeiro semestre.

Em clima de animação, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, da sede e interior de Juazeiro, apresentaram os resultados do primeiro semestre letivo da rede municipal de ensino, indicando que as estratégias de viabilização do planejamento pedagógico alcançaram excelente desempenho, finalizando as atividades semestrais com saldo positivo.

Na ocasião, a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, reforçou o compromisso com os profissionais da educação e parabenizou as equipes pelo trabalho de planejamento das atividades no retorno das aulas presenciais. “Organizamos esse encontro para que todos os gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares da rede municipal estivessem juntos, em um momento de descontração, mas também de reflexão. Nós tivemos um primeiro semestre com muitos desafios e com muitos resultados positivos. O retorno das atividades presenciais após a experiência do ensino remoto, provocado pelo cenário de pandemia, permitiu desenvolvermos um trabalho de referencia que resultou na implantação de mais dez novos projetos na área tecnológica, oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC)”, comentou Normeide.

Durante o encontro, Patrocinia Maria Reges, coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Arlinda Alves Varjão, disse que o momento era de grande importância por se tratar de uma oportunidade onde foi possível fortalecer os vínculos e agradecer o apoio que a gestão tem dado aos profissionais da educação. “A avalição do primeiro semestre foi muito positiva, pois nosso retorno após o ensino remoto foi marcado por um trabalho conjunto e em total sincronia entre a Seduc, a secretária Normeide, nós coordenadores, gestores e as famílias. Nós tínhamos o propósito e compromisso de garantir o retorno das aulas presenciais de forma segura e ainda mais efetiva em seus resultados, e tudo isso só foi possível graças a toda entrega e investimento que a gestão tem realizado na educação”, afirmou a coordenadora que participou do encontro.

A gestora da Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, Kátia Regina, comentou sobre a ação. “Nós enquanto equipe gestora e coordenadora, temos recebido uma assistência enorme da Seduc, incluindo o apoio de ordem afetiva, de recursos e de presença integral, o que nunca houve em outras gestões. Na gestão atual nós podemos contar com um relacionamento acolhedor e humanizado, isso faz da avaliação do primeiro semestre um verdadeiro sucesso, composto por muitos avanços no processo de ensino e aprendizagem e muito entusiasmo para continuarmos trabalhando”, finalizou.

Avanço na qualidade do ensino

Além da socialização de informações, planejamento e organização para atingir as próximas metas, a gestora da Escola Municipal Centro Social Urbano (CSU), Marília Célia, relata que mesmo com grandes desafios, a avaliação do primeiro semestre superou as expectativas e melhorou ainda mais a qualidade do ensino na rede pública municipal. “Após o retorno das aulas presenciais nós identificamos muitas dificuldades de aprendizagem dos nossos alunos, a partir disso, desenvolvemos estratégias e ações para alcançar melhorias. Nesse processo, nós tivemos todo apoio da Secretaria de Educação, desenvolvendo um trabalho de excelência que contemplou nossos alunos, as famílias e nós profissionais, enfatizou Marília.


Texto: Camila Santana – Estagiária da Seduc sob supervisão da Ascom/PMJ
Fotos: Pedro Angelo – Ascom/PMJ

Compartilhar