Com aumento da vazão de Sobradinho, SAAE Juazeiro executa ações de monitoramento em trechos do Rio São Francisco

Início Com aumento da vazão de Sobradinho, SAAE Juazeiro executa ações de monitoramento em trechos do Rio São Francisco

Com o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho e a consequente elevação do nível do Rio São Francisco, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro iniciou, no último final de semana, um ação para executar ações de monitoramento a partir da quantidade de água que está sendo liberada no Velho Chico.

De acordo com a nota pública enviada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), até o dia 24 de janeiro, a cada dois dias, a barragem de Sobradinho estará liberando 500 m³/s (metros cúbicos de água por segundo), totalizando ao final do dia 24 uma vazão de 4.000 m³/s. “Nossa equipe está atenta. Já instalamos 11 pontos de monitoramento às margens do rio, e mais 8 serão instalados até informal do mês. Este monitoramento servirá de base para definir as cotas topográficas de inundação na cidade”, esclarece a engenheira de Projetos e Obras do SAAE, Vanda Rosado.

A diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, explicou que serão instaladas bombas potentes nas comportas da barragem do São Geraldo, no bairro Tabuleiro, para transpor a água dos riachos urbanos para o outro lado do dique, caso haja necessidade de fechamento dessas comportas. “Estamos monitorando também a comporta da Uneb, onde será instalado outro conjunto motobomba, que numa necessidade de fechamento da comporta, bombeará para o rio com a mesma finalidade das bombas da barragem do São Geraldo”, concluiu Josilene.

Além de Josilene Alixandre e Vanda Rosado, as visitas técnicas foram acompanhadas também pelo secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres, além de engenheiros e técnicos, que percorreram o bairro Angary, o entorno da Marinha e a Barragem do São Geraldo.

Texto: Ascom/SAAE/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube