Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, Pontal realiza com sucesso a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária da comunidade

Início Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, Pontal realiza com sucesso a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária da comunidade

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, Pontal realiza com sucesso a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária da comunidade

Autor: Comunicação

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, Pontal realiza com sucesso a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária da comunidade

A comunidade de Pontal, no distrito de Itamotinga, ainda vivencia a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária de Pontal (Expocapo), realizada no último final de semana. Foram dois dias de programação intensa e diversa, que teve como objetivo reunir e entrosar os povoados vizinhos. A iniciativa partiu das mulheres comunitárias de Pontal e Lagoa do João, […]

14/12/2022 8h48 Atualizado há 2 meses atrás

A comunidade de Pontal, no distrito de Itamotinga, ainda vivencia a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária de Pontal (Expocapo), realizada no último final de semana. Foram dois dias de programação intensa e diversa, que teve como objetivo reunir e entrosar os povoados vizinhos. A iniciativa partiu das mulheres comunitárias de Pontal e Lagoa do João, que queriam mostrar a força da mulher empreendedora na região. 

Com apoio direto das representações locais, 40 artesãos apresentaram seus trabalhos para os visitantes. Ao longo dos dois dias de exposição, mais de mil pessoas passaram pelo local.

Programação

Dentro da programação, as comunidades presenciaram exposição de caprinos, expositores gastronômicos – comidas típicas e mais refinadas, torneio leiteiro, corrida MTB – percurso de 40km, torneio de futebol, corrida ciclística da região de Itamotinga e disputa leiteira, com quatro expositores, além de festa com bandas.

Outro momento diferente, foi a travessia de balsa com destino à Vinícola Rio Sol, para a visita enoturística.

Letícia Ramos é artesã e secretária da comunidade de Lagoa do João. Segundo ela, o evento rendeu a experiência de que as mulheres têm espaço e capacidade de realizarem eventos grandes e de reconhecimento, como foi a Expocapo. “O que nos motivou a realizar esse evento, foi trazer um grande movimento para nossas comunidades, mostrar nossas artes, e fazer circular aqui os lucros financeiros, além de sermos conhecidos por quem está no poder e mostrar a cultura local da região”, explica.

“Foi uma experiência maravilhosa, um retorno positivo, movimentamos muita gente. Nós moramos num lugar distante, não é reconhecido e temos muitos talentos, muita gente inteligente. A gente juntou um grupo e fizemos, graças a Deus deu certo”, finalizou Joelma Nunes, organizadora do evento.

Texto: Milena Pacheco – Ascom/PMJ


Facebook Instagram Youtube