Com alegria e gratidão, moradores do Rodeadouro comemoram entrega da praça da comunidade e relembram: “lutamos muito para que outros prefeitos fizessem uma praça aqui e nunca fizeram”

Início Com alegria e gratidão, moradores do Rodeadouro comemoram entrega da praça da comunidade e relembram: “lutamos muito para que outros prefeitos fizessem uma praça aqui e nunca fizeram”


Uma data para guardar na memória dos moradores do Rodeadouro, área ribeirinha de Juazeiro. A Prefeitura Municipal entregou nesta sexta-feira (29) a nova Praça da Vila do Rodeadouro, um equipamento que a comunidade desejava há décadas.

O novo espaço de lazer e entretenimento fica localizado perto da entrada da vila e do acesso à ilha do Rodeadouro. A construção da praça começou do zero, num terreno onde antes só existia pedregulhos e espinhos. E o investimento foi de mais de R$ 120 mil em recursos provenientes da celebração de um termo de compromisso ambiental firmado entre a Atlas Renewable Energy (empresa de geração de energia solar) e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb).

Durante a solenidade oficial, os moradores reconheceram a transformação que a praça já trouxe para a comunidade. “Estou muito feliz porque agora as crianças têm onde brincar. Aqui antes era muito feio, agora vai ficar bom até para o turismo, estou achando ótimo”, disse a pescadora Eliana da Cunha.

“Antigamente aqui era cheio de pedras, usavam esse terreno como estacionamento, e esconderijo para coisas erradas. Mas agora depois da construção da praça, antes mesmo da inauguração, as crianças já estavam todas loucas para brincar no parquinho, que antes nunca teve aqui no Rodeadouro. Isso nos deixa muito alegres, é para a gente se emocionar mesmo com tudo isso”, disse a comerciante Herlânia Fonzeca, que há 20 anos mora na comunidade.

A inauguração da Praça Vila do Rodeadouro fez parte da programação dos 144 anos de Juazeiro. Em seu discurso, a prefeita Suzana Ramos enfatizou o trabalho realizado e as parcerias firmadas e destacou que esse é só o começo das melhorias para os moradores do Rodeadouro. 

“Estou muito feliz de estar realizando este sonho, logo que eu tomei posse eu vim aqui no Rodeadouro e a construção da praça era uma das reivindicações dos moradores, eles disseram que essa comunidade foi esquecida por muitos anos. Mas na nossa gestão nós já entregamos uma escola totalmente reformada e hoje estamos entregando essa praça belíssima, porque nós entendemos que aqui é um cartão postal, é um ponto turístico de Juazeiro que precisa melhorar cada vez mais e mais”, salientou a gestora.

Pertencimento

Durante a solenidade, o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, César Miller, falou sobre o senso de pertencimento que a praça vai trazer para os moradores do local. “É um prazer muito grande estar junto com a prefeita Suzana Ramos entregando este equipamento de lazer tão importante. Eu quero pedir à comunidade do Rodeadouro que cuide dessa praça, esse equipamento público não pertence à prefeitura, pertence aos moradores, às famílias, é de vocês, zelem desta praça”, destacou César Miller.

Autoestima

O casal Jedina Cabral e José Cabral moram há oito anos no Rodeadouro e já escolheram o lugar onde agora vão passear todos os dias. “Essa é uma obra que vai beneficiar todos nós e também quem vem passear no Rodeadouro, os turistas. Estou muito grata. Agora aqui será um local de encontro e eu virei aqui sempre na praça com meu marido para namorar”, disse a professora aposentada.

“Agora temos essa praça para a gente se encontrar, conversar, levar nossas crianças para brincar. E graças a Deus nossa prefeita fez essa obra”, completou o militar aposentado.

A Praça Vila do Rodeadouro homenageia a memória de João Leiteiro, um dos primeiros moradores da localidade. O novo equipamento foi todo construído com piso intertravado, bancos e parque infantil em eucalipto, canteiros com paisagismo e iluminação com lâmpadas de LED. Após o ato solene, em agradecimento os moradores realizaram a apresentação do tradicional Samba de Veio, fazendo todo mundo cair na dança.

“Nosso sentimento é de gratidão, porque nós lutamos tanto para que outros prefeitos fizessem uma praça aqui e nunca fizeram. E agora, em menos de dois anos de mandato, a prefeita Suzana Ramos está honrando o Rodeadouro. Muito obrigada”, falou emocionada a presidente da associação de moradores, Jucileide dos Santos Félix.

Além dos moradores e lideranças comunitárias, também participaram do evento o coordenador ambiental da empresa Atlas Renewable Energy, Wanderson Feitosa, os vereadores Renato Brandão, Aníbal e José Carlos Medeiros, o empresário Lula Cordeiro, o artista plástico Ledo Ivo, secretários municipais e assessores especiais da gestão.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: Luan Medrado e Edinázio Dias

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube