Com abertura de UBSs de referência aos sábados, cai número de atendimentos para síndromes gripais nas urgências de Juazeiro

Início Com abertura de UBSs de referência aos sábados, cai número de atendimentos para síndromes gripais nas urgências de Juazeiro

Com a abertura das duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados, para atender os casos leves de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) registrou uma redução significativa no número de atendimentos na Rede Especializada, ou seja, nas urgências do Hospital Campanha e da Unidade Pediátrica (UPED).

“As UBSs João Paulo II e Mussambê, que desde o dia 15 de janeiro estão realizando atendimentos das 7h30 às 13h30 acabaram absorvendo um fluxo do final de semana que seria atendida nas urgências. Nós desafogamos a Rede Especializada, deixando tanto o Hospital Campanha quanto a UPED para os casos moderados a graves”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

De 15 de janeiro a 12 de fevereiro, as duas UBSs referências para síndromes gripais realizaram 536 atendimentos. Segundo o superintendente da Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto, a redução no número de atendimentos realizados aos sábados nas urgências do Hospital Campanha e na UPED, no horário de funcionamento das duas UBSs, foi de 81,6%. “Notamos uma redução constante ao longo do mês, nos dias e horários de atendimento das UBSs de referência. No dia 8 de janeiro, antes do início da abertura das duas unidades, foram 39 atendimentos no Hospital Campanha e 64 pacientes na UPED. No dia 12 de fevereiro, o Hospital Campanha atendeu 5 pessoas e a UPED 14”, destacou o superintendente da Atenção Especializada.

Segundo Eduardo Rafael Neto, nenhum dos 536 atendimentos realizados aos sábados nas UBSs Mussambê e João Paulo II precisou ser encaminhado para a unidade hospitalar, o que demonstra que boa parte dos atendimentos que acabavam sobrecarregando a Rede Especializada era de casos leves. Neste mesmo período, a média de ocupação dos leitos intermediários no Hospital Campanha ficou em 45%.

“Percebemos que a estratégia de abertura das duas UBSs, Mussambê e João Paulo II, está sendo muito exitosa. O fluxo está seguindo, justamente, como o esperado. As duas unidades realizam os atendimentos que não necessitam de um suporte maior, mesmo os pacientes recebendo toda a assistência necessária, e deixam os casos graves para serem atendidos nos hospitais”, disse Eduardo Rafael de Sousa Neto.

Atendimentos UBSs Mussambê e João Paulo II

Desde o dia 15 de janeiro, as UBSs Mussambê e João Paulo II estão abrindo aos sábados para atender as os casos leves, desafogando as urgências da Rede Especializada. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais. Além do atendimento médico, ainda são realizados testes para detecção da Covid-19 no público que está no período adequado de coleta. Os atendimentos ocorrem apenas aos sábados nas UBSs Mussambê e João Paulo II, das 7h30 às 13h30.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube