Colaboradores do SAAE Juazeiro recebem treinamento de segurança no trabalho

Início Colaboradores do SAAE Juazeiro recebem treinamento de segurança no trabalho

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro está promovendo instruções de segurança no trabalho para colaboradores de diversos setores da autarquia municipal. Além de promover o bem-estar, as instruções têm como objetivo reduzir os riscos de acidentes e doenças.

As palestras são embasadas nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Hoje existem 37 normas. É de acordo com essas normas, por exemplo, que os trabalhadores são instruídos a utilizarem os equipamentos de proteção individual (EPIs).

As normas especificam também, qual o tipo de equipamento deve ser utilizado para cada tipo de atividade, como execução de trabalho em altura (NR-35), orientação sobre plano de trabalho para cada atividade, entre outros.

“A orientação da nossa diretora Josilene Alixandre, é que a equipe de Segurança, desenvolva ações periódicas, e tragam não apenas instruções, mas valorização aos colaboradores, uma vez que muitas equipes trabalham finais de semana, feriados,  e enfrentam vários desafios. Precisamos fortalecer o espírito de equipe para cuidar das pessoas, e ouvi-los pessoalmente”, reforçou o engenheiro em Segurança do Trabalho, Wiliam Fernandes.

Atos inseguros e condições inseguras

Atos inseguros: é realizar uma atividade sem prestar atenção ao serviço e fazer improvisos no percurso do trabalho, por exemplo, colocando em risco, sua vida e a do próximo.

Condições inseguras: é um ambiente de trabalho, que não proporciona segurança ao trabalhador. Exemplo disso é a empresa ter uma escada para uso dos funcionários, porém, o equipamento está com alguns degraus danificados, o que proporciona uma condição insegura para o trabalhador.

“A nossa missão na realização dessas palestras, é implantar uma cultura de segurança e saúde no trabalho, e no final do dia, vê o trabalhador voltar para sua família com saúde e em segurança, obedecendo todas as normas”, ressalta o técnico em segurança, Josivaldo Nunes

O colaborador Ian Lucas aprovou a iniciativa. “Trabalho no setor de esgoto, e o que eu tenho aprendido aqui, levo pra dentro da minha casa. Riscos, até referente a trânsito, importância dos equipamentos e ações seguras. Aprendi a analisar situações  para trabalhar com mais eficiência e segurança”, disse Lucas.

Texto: Fabíola Paiva – Ascom/SAAE/PMJ

Compartilhar