Cerest de Juazeiro reforça que acidentes de trabalho devem ser notificados

Início Cerest de Juazeiro reforça que acidentes de trabalho devem ser notificados

Cerest de Juazeiro reforça que acidentes de trabalho devem ser notificados

Autor: Comunicação

Cerest de Juazeiro reforça que acidentes de trabalho devem ser notificados

De janeiro a julho deste ano, 47 situações relacionadas a acidentes de trabalho foram registradas no município de Juazeiro, segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau). Mas este número pode ser ainda maior, segundo o que alerta o Cerest. O Centro de Referência em Saúde […]

27/07/2021 12h43 Atualizado há 1 ano atrás

De janeiro a julho deste ano, 47 situações relacionadas a acidentes de trabalho foram registradas no município de Juazeiro, segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau). Mas este número pode ser ainda maior, segundo o que alerta o Cerest. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador destaca que as empresas e até o próprio trabalhador precisam fazer as notificações dos acidentes de trabalho ocorridos, mesmo não gerando o afastamento do trabalhador do seu ambiente de trabalho.

“É preciso notificar todo tipo de acidente. A impressão quando não há o registro é que os acidentes não estão acontecendo. O primeiro passo para a criação das políticas públicas voltadas para a saúde e segurança do Trabalhador e Trabalhadora é a notificação”, destacou a gerente do Cerest, Ana Cleide da Silva Dias.  Os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem durante o serviço ou no trajeto entre a residência e a empresa, que provocam lesão corporal ou perturbação funcional e podem acarretar perda, redução da capacidade para o trabalho ou morte. Em todo o ano de 2020, 132 notificações de acidentes de trabalho foram registradas no município.

O Cerest presta assistência aos trabalhadores que são acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, bem como realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores. O órgão também investiga as condições do ambiente de trabalho. “Quando ficamos sabendo de acidentes de trabalho, a equipe se estrutura para ir à empresa para saber em maior detalhe como aconteceu, o que levou ao acidente. Esta ação torna-se importante para que novos acidentes de trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho não aconteçam novamente. É buscar ações para eliminar os riscos ocupacionais existentes. Mediante a inspeção realizada,   fazemos o relatório e conversamos com o empregador. O trabalhador, inclusive, pode procurar o Cerest”, ressaltou Ana Cleide.

Segundo a gerente do Cerest, o órgão tem recebido uma demanda, por exemplo, de acidente envolvendo profissionais de limpeza urbana com material biológico e de trabalhadores com Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Também há entre os dados, registros relativos a doenças ocupacionais.

O Cerest em Juazeiro fica localizado na Rua Patativa do Assaré, nº 279, bairro Maringá, Juazeiro. O telefone para contato é o (74) 36115376.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data, segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ


Facebook Instagram Youtube