A produção de aulas em formato de vídeo passou a ser rotina para os professores de todo o país com a chegada da pandemia e a implementação do ensino remoto. Para ajudar esses profissionais a criarem conteúdos pedagógicos com ainda mais qualidade, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está oferecendo uma formação em audiovisual para gravação de videoaulas.
O curso, realizado em parceria com o Sesc Petrolina, começou nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 29 de outubro. A programação trará noções de: criação de roteiro, apresentação dos equipamentos técnicos, gravação, edição, entre outros pontos. O conteúdo foi planejado pelo professor do Sesc, Fernando Pereira.
Foram disponibilizadas 120 vagas para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, que foram divididos em oito turmas com 15 participantes. A cada semana, duas turmas concluirão a capacitação que vem sendo oferecida em formato híbrido, com aulas presenciais e disponibilidade de lições via plataforma eletrônica.
O coordenador da monitoria de ensino remoto da Superintendência de Ensino, Joedson Silva, explicou que o principal objetivo é dar segurança ao professor para preparar o roteiro de suas aulas e também se posicionar para as gravações. “Percebemos a necessidade de ajudá-los a transpor para o vídeo a aula que ele estava habituado a dar presencialmente. Também queremos que eles ajam com mais naturalidade diante das lentes e o conhecimento técnico é fundamental para isso”, afirmou.
O professor de matemática André Mota contou que, assim como muitos colegas, enfrentou dificuldades para se adaptar à tecnologia e poder continuar com o seu trabalho. “Foi desafiador para todo mundo. Nos esforçamos para produzir conteúdo com a melhor intenção, mas, agora, teremos várias orientações, especialmente, como nos comportar com mais desenvoltura diante da câmera. O material terá ainda mais qualidade e os alunos ganharão aulas mais atrativas”, enfatizou o professor.
—