Campanha contra a gripe começa nesta segunda-feira em Juazeiro

Início Campanha contra a gripe começa nesta segunda-feira em Juazeiro

A Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira (4) em Juazeiro. Este ano, a campanha, que será de 4 de abril a 3 de junho, será dividida em duas etapas e contemplará os grupos prioritários. Cerca de 69.400 pessoas integram os grupos prioritários no município e a meta é vacinar 90% deste público.

Fazem parte dos grupos prioritários da Campanha de vacinação contra a Influenza: crianças de 6 meses menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, idoso com 60 anos ou mais, profissionais das forças de salvamento e segurança, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medida socioeducativa.

Etapas

De 4 de abril a 30 de abril a vacinação contra a Influenza será voltada para os trabalhadores da saúde e para os idosos com 60 anos ou mais. A partir do dia 2 de maio até o dia 3 de junho deverão ser vacinados os demais grupos prioritários.

A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas zonas urbana e rural. A vacinação inicia na segunda-feira no período da tarde na zona urbana. Na zona rural a vacinação começa na terça-feira (5).

O Dia D da campanha contra a Influenza está marcada para o dia 30 de abril. É preciso que o público leve RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacina.

Vacina Influenza x Vacina Covid-19

A campanha de vacinação contra a Influenza ocorre paralelamente à campanha de vacinação contra a Covid-19. A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes, reforça que é preciso haver o intervalo entre as vacinas. “É importante que seja priorizada a administração da vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade contempladas no grupo prioritário para Influenza que ainda não foram vacinadas contra a Covid. Nestas situações, deve-se realizar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas”, disse.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Compartilhar