Campanha ‘Agosto Lilás’ em Juazeiro encerra com roda de conversa promovida pela Guarda Municipal

Início Campanha ‘Agosto Lilás’ em Juazeiro encerra com roda de conversa promovida pela Guarda Municipal

Campanha ‘Agosto Lilás’ em Juazeiro encerra com roda de conversa promovida pela Guarda Municipal

Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTT

Autor: Comunicação

Campanha ‘Agosto Lilás’ em Juazeiro encerra com roda de conversa promovida pela Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro realizou, nesta quarta-feira (31), uma roda de conversa sobre o ‘Agosto Lilás’, mobilização nacional voltada à conscientização para o combate da violência contra a mulher. A ação, que aconteceu no auditório do clube do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, teve o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento […]

31/08/2022 18h33 Atualizado há 5 meses atrás

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro realizou, nesta quarta-feira (31), uma roda de conversa sobre o ‘Agosto Lilás’, mobilização nacional voltada à conscientização para o combate da violência contra a mulher. A ação, que aconteceu no auditório do clube do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, teve o objetivo de fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica, composta também pela comunidade corresponsável no repasse de informações sobre a temática.

O evento contou com a presença da subcomandante da GCM, Fabiana Lima, da guarda civil e idealizadora do projeto Viva Luciana, Isabel Cristina da Silva, das esposas dos guardas municipais e de integrantes da rede municipal de assistência à mulher, entre eles a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Maria Quitéria Lima, a advogada Letícia Oliveira e a assistente social do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Elza Ferraz.

Para a comandante da Guarda Civil Municipal, Fabiana Lima, esses encontros são importantes para troca de informações e partilha de leis essenciais à causa feminina. “Foi um encontro muito positivo, com interação entre as participantes e a partilha de informações sobre esse tema tão relevante, que é a Lei Maria da Penha. Essas discussões têm como objetivo conscientizar, sobretudo mulheres, na busca pelo enfrentamento da violência doméstica, promovendo a educação como instrumento para a transformação social e o incentivo ao respeito e defesa dos nossos direitos. Vamos levar esse debate para os GCMs masculinos em outra oportunidade”, destacou Fabiana.

Nadja Santos considerou o encontro muito importante e destacou que vai poder repassar o que aprendeu para outras mulheres. “Foi um momento muito interessante, onde aprendemos muitas coisas que podemos repassar para outras mulheres, dando um apoio e formando uma rede de ensinamentos”, pontuou.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Maria Quitéria Lima, reforça que a defesa das mulheres é uma luta de todos. “É sempre bom a gente dialogar com todas as classes, pois sabemos que a violência doméstica acontece em todos os ambientes. A violência não é só física, a violência psicológica é a que mais atinge a sociedade. O Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher está aberto a ir a todos os espaços para debater esse tema. Lembrando que Juazeiro tem uma rede completa de proteção às mulheres para que a gente busque os nossos direitos”, explicou.

Para a integrante da GCM de Juazeiro, Isabel Cristina da Silva, o momento foi muito importante e esclarecedor. “Esse encontro de mulheres foi bastante positivo, com umas empoderando as outras, quebrando paradigmas. A luta em defesa das mulheres é um dever de todos, por isso, ações como essa são fundamentais para esclarecer dúvidas e orientar a população”, concluiu.

Agosto Lilás

Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que está celebrando 16 anos, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Como denunciar violência contra a mulher

Para denunciar violência doméstica em Juazeiro, basta entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher (180), com a Polícia Militar (190), e também com o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), através do telefone (74) 3614-2028. Lembrando que Juazeiro conta com uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), que atende pelos números (74) 3613 – 8310 / 3613 – 8311 e 3613 – 8313.

Texto: Duda Oliveira – Ascom/PMJ

Fotos: Pedro Angelo/PMJ


Facebook Instagram Youtube