Calendário Oficial de Eventos de Juazeiro agora conta com o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down”

Início Calendário Oficial de Eventos de Juazeiro agora conta com o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down”

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, sancionou recentemente a Lei Nº 3.091/2022 que Institui no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down”, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março, e tem por principal objetivo informar e conscientizar a população sobre o que é a Síndrome de Down.

De acordo com a prefeita Suzana Ramos, a gestão municipal é sensível à inclusão e trabalha para promovê-la. “Pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Elas sentem, amam, aprendem, se divertem e trabalham. Eles têm direito e devem ter um lugar próprio e digno na sociedade”, afirmou a prefeita.

A Data

Em 21 de março também é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi proposta pela associação britânica Down Syndrome International (DSI) porque, em inglês, se escreve 3/21, o que faz alusão à trissomia 21, condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos com Down, em vez de dois.

A Síndrome

De acordo com as informações da página Movimento Down, a síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube