Bullying e suicídio são pautas de discussão que reuniu profissionais, pais e estudantes da rede municipal de educação de Juazeiro

Início Bullying e suicídio são pautas de discussão que reuniu profissionais, pais e estudantes da rede municipal de educação de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu um encontro virtual para orientar e incentivar o cuidado com a saúde mental dos jovens. A live com o tema: “Bullying e Suicídio – Informando para prevenir”, foi transmitida na noite desta quarta-feira (29), através do canal do YouTube da Seduc.

A discussão foi mediada pela assistente social Carla Theophilo e pelas psicólogas Taciana Albuquerque e Poliana Cruz. As profissionais ressaltaram que bullying não é brincadeira, mas sim um tipo de violência baseada no abuso de poder físico ou emocional, que pode trazer repercussões graves à autoestima e saúde das vítimas. Elas destacaram também que depressão não é a única causa de suicídio, outros fatores podem levar as pessoas a um sofrimento extremo e a ideia de que tirar a própria vida trará o alivio que ele busca.

Os quase 200 participantes da live, entre professores, gestores de escolas, pais e alunos, receberam orientações sobre como identificar os sutis sinais emitidos pelas crianças que sofrem algum transtorno psíquico e como buscar ajuda. Na rede municipal de educação, o Núcleo de Atenção Psicossocial e Inclusão (Napsi) é responsável por acolher e apoiar os alunos e profissionais.

A psicóloga Taciana Albuquerque explicou que a Seduc, desde o mês de abril, vem desenvolvendo ações de combate ao bullying. “Temos esse compromisso e consciência, aqui na secretaria, de que educação de qualidade passa por saúde física e mental. Não existe a possibilidade de aprender sem equilíbrio emocional, sem um espaço que seja promotor de saúde. A escola tem um papel fundamental na proteção da dignidade de seus estudantes”, disse.

A live está disponível no link: www.youtube.com/watch?v=DSJ5n2sLoD8.

Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar