Banco de Alimentos de Juazeiro cresce mais de 200% e reforça a oferta de comida na mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Início Banco de Alimentos de Juazeiro cresce mais de 200% e reforça a oferta de comida na mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Lotado na Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF) – que está sob a administração da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), com importante parceria de coleta e fornecimento feito pela Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) e beneficiamento para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Banco de Alimentos de Juazeiro registrou no primeiro bimestre de 2022 um aumento significativo de aproximadamente 228,57%, quando comparado ao mesmo período em 2021, o equivalente a 17.979,5 kg.

O Banco é um equipamento público que tem contribuído com a redução da insegurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade social através de doações. O espaço físico recebe os alimentos que são doados aos CRAS e a outras instituições cadastradas que os CRAS não atendem, abrangendo o número de beneficiados. No Banco, são trabalhados alimentos perecíveis, e o que não estiver bom para o consumo humano, é destinado para consumo animal, não havendo desperdício.

Para Carlos Neiva, titular da ADEAP, a atual gestão tem dado mais atenção ao CESAF, o que fortalece o bom desempenho das atividades desenvolvidas. “Estamos sempre buscando melhorar a estrutura para que o trabalho seja direcionado a quem precisa e combater com eficiência a fome e o desperdício. Mesmo atravessando um período delicado de pandemia, conseguimos alcançar bons números no recebimento desses alimentos e isso nos deixa muito orgulhosos, porque entendemos que estamos no caminho certo”, afirma Carlos Neiva.

De acordo com Maria Helena, coordenadora da Central, somente em 2021 o acumulado foi de 95 mil kg. “Em 2021 tivemos esse número de doações, mas eu acredito que este ano, se já começou bem, vai terminar melhor ainda. Aqui a gente não desperdiça nada, nós temos um trabalho de grande importância, que ajuda a quem precisa ser ajudado. Construímos parcerias, trabalhamos em rede, sempre com o objetivo de alcançar essa população mais necessitada”, explica.

A CESAF está localizada na Av. Luiz Gonzaga, s/nº, Bairro Pedro Raimundo, atrás do Clube dos Subtenentes e Sargentos.

Texto: Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube