Através de parceria, Juazeiro passa a contar com laboratório que monitora a qualidade da água

Início Através de parceria, Juazeiro passa a contar com laboratório que monitora a qualidade da água

Juazeiro passou a contar com um laboratório do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O serviço tem a finalidade de assegurar o controle de formas de abastecimento de água com responsabilidade técnica e orientar medidas higiênico-sanitária àquelas formas que não possuem.

Nesta quarta-feira (29), o secretário municipal de Saúde, Fernando Costa, participou da inauguração do laboratório, implantado através de parceria com o governo do estado. O secretário destacou a importância do serviço na cidade. “É com muita satisfação que a gente firma essa parceria com o Estado, pois é de suma relevância o monitoramento da água, para a prevenção de diversas doenças. Nosso compromisso de gestão, é sempre colocar a qualidade de vida e a saúde da nossa gente em primeiro lugar”, destacou Fernando Costa.

O laboratório avalia o padrão microbiológico da água, cor e turbidez, como explica Davi Inácio, sanitarista do Núcleo Regional de Saúde Norte. “De acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a partir do resultado dessas analises, será possível adotar as medidas de correção para as amostras que apresentarem inconformidade. E com isso consegue-se impactar diretamente na saúde da população”, explicou Davi.

Análises

A coleta das amostras analisadas será feita antes do armazenamento na caixa d’água dos moradores, em diversos pontos da cidade, e realizada pelos técnicos da Vigilância Sanitária Municipal que foram cedidos ao programa, através da parceria.

Texto: Ângela Monteclaro – Ascom Sesau PMJ

Compartilhar