Ambulatório Trans de Juazeiro retoma atendimentos à população

Início Ambulatório Trans de Juazeiro retoma atendimentos à população

O Ambulatório Trans de Juazeiro, projeto da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Secretaria de Saúde (Sesau), retomou seus atendimentos nesta quarta-feira (23). O espaço, que funciona em parceria com a Faculdade Estácio de Sá e o Hospital São Lucas, possibilita a hormonização assistida de pessoas transexuais, transgênero e travestis.

Para acessar o serviço, basta realizar o agendamento na Diretoria de Diversidade da Sedes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. “Esse projeto é uma grande conquista do nosso município. Uma ação pioneira na região que conta com um médico especializado no atendimento da população LGBT e com uma equipe treinada para acolher esses pacientes com o respeito e o cuidado que eles merecem”, frisou a diretora de Diversidade da Sedes, Eva Suene.

Atualmente 40 usuários são acompanhados pelo ambulatório, um dele é Ethan Barcker de Lima e Silva, que falou sobre o atendimento. “O Ambulatório fornece pra gente liberdade e segurança. Muitas pessoas transgênero, transexuais e travestis vivem, de certa forma, uma prisão, e acabam fazendo besteira, como uma ‘terapia hormonal’ sem o acompanhamento necessário, por exemplo. O que pode causar a morte em muitos de nós. Mas o Ambulatório alavanca a vida da gente, nos faz pensar em outras saídas que não sejam prejudiciais”, avaliou Ethan.

Atendimento especializado

Graduado pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, Arthur Rondevson é o novo médico responsável pelos atendimentos do Ambulatório Trans. O profissional é especializado no cuidado da população LGBTQIAP+.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/Sedes/ PMJ

Compartilhar