‘Ambulatório do Egresso’ da Maternidade de Juazeiro realiza mais de 200 atendimentos pediátricos a recém-nascidos

Início ‘Ambulatório do Egresso’ da Maternidade de Juazeiro realiza mais de 200 atendimentos pediátricos a recém-nascidos

Mais de 200 atendimentos pediátricos foram realizados no ‘Ambulatório do Egresso’, programa criado na Maternidade de Juazeiro para realizar o primeiro atendimento de bebês nascidos na unidade na primeira semana de vida e no máximo dentro dos primeiros 14 dias de vida. O programa, criado em julho deste ano, realiza a primeira atenção aos bebês depois que eles saem da maternidade.

São agendados para este acompanhamento no ‘Ambulatório do Egresso’, prioritariamente, recém-nascidos que necessitaram de algum tratamento durante a internação ou que necessitam resgatar exames e mostrar ao médico mais rapidamente. Neste primeiro atendimento são avaliados peso e estatura, cuidados com o coto umbilical, alterações na amamentação, exames, vacinação e todos os principais pontos para uma boa evolução do recém-nascido.

“São nesses primeiros dias de vida do bebê que ocorrem as principais modificações. Existem algumas alterações que a gente observa no nascimento e que precisam ser reavaliadas depois. Existem aquelas que surgem depois da alta que também devem ser orientadas e existem as necessidades que os pais e cuidadores têm de ser mais orientados”, explicou a coordenadora da Neonatologia do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Nayara Lustosa.

O pequeno José Miguel, bebê da Juciene Santos Nascimento, que mora em Petrolina, nasceu no dia 14 de dezembro na Maternidade de Juazeiro e assim que recebeu alta médica da unidade, já teve o retorno com a pediatra agendado. A mãe ficou satisfeita. “Eu achei bom. Já sai daqui com esse atendimento marcado. Eu achei o atendimento bom”, disse a mãe, de coração mais aliviado, após receber todas as orientações e conferir o ganho de peso e crescimento do seu príncipe.

O ‘Ambulatório do Egresso’ acontece em dois dias na semana, às quartas-feiras à tarde e às quintas-feiras pela manhã.

Ausências

Segundo a pediatra Nayara Lustosa, o Ambulatório do Egresso realiza este primeiro atendimento aos bebês, o que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, porém muitas mães acabam não comparecendo à consulta. “A gente nota que em alguns dias, metade dos pacientes não veio. Ainda é preciso conscientizar mais estas mães da importância de vir. Em 2022, vamos trabalhar em cima disso, para aperfeiçoar o Ambulatório do Egresso. Muitas pacientes que não vêm logo perdem algumas oportunidades”, destacou a pediatra.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube