Alunos de educação infantil da rede municipal de ensino vivenciam atividades da Semana do Meio Ambiente em Juazeiro

Início Alunos de educação infantil da rede municipal de ensino vivenciam atividades da Semana do Meio Ambiente em Juazeiro

A EMEI Caic Misael Aguilar, localizada no bairro Malhada da Areia, participou nesta quarta-feira (8) da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), de Educação e Juventude (Seduc) e Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Este ano o evento aborda o tema “Sustentabilidade se faz com atitudes positivas”.

Durante a ação, os alunos da educação infantil assistiram a uma palestra sobre a preservação dos recursos naturais, como a água, com a equipe social do SAAE e participação do gerente da empresa Prestlimp, Domingos Ribeiro. Os estudantes aprenderam que despejar óleo de cozinha direto na rede de esgoto, além de causar entupimento da tubulação, também pode poluir o rio São Francisco.

As crianças aprenderam um pouco sobre o descarte correto do lixo e os cuidados com a natureza, através de brincadeiras e atividades lúdicas, com a musicista Lara Bless e com o patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, William Fernando Soares.

“Trabalhar de forma lúdica torna a mensagem mais significativa para as crianças. E falando principalmente do meio ambiente, do Rio São Francisco, do cuidado como um todo. E tem algumas crianças que já têm uma consciência de não jogar lixo no chão, de saber os cuidados com a natureza. Ou seja, há uma leitura de mundo que as crianças fazem do seu próprio bairro, da sua rua e também se tornam conscientes no inconsciente, falam sobre meio ambiente sem mesmo saber a tal importância. Mas mesmo ali pequenininha já existe uma semente plantada. E através das ações da Semana do Meio Ambiente várias sementes estão sendo plantadas”, pontuou o patrono da ABCH, William Soares.

“Achei uma maravilha a programação, porque a escola também estava trabalhando assuntos sobre meio ambiente e essa ação vem ajudar os alunos e os professores. Todo contexto de ludicidade na educação infantil é válido, porque muitas vezes os alunos não conseguem entender algo que está sendo dito, mas guardam o que está sendo mostrado, então isso é de extrema importância e necessidade”, completou o gestor escolar, Francismar Araújo.

Arborização

A EMEI Caic Misael Aguilar também ganhou um presente da equipe de meio ambiente da Semaurb, com apoio da empresa Agrovale. 34 mudas de espécies nativas foram plantadas no jardim da escola. Alguns estudantes também quiseram ajudar e desde cedo aprender a importância de cuidar da natureza.

“A programação da Semana do Meio Ambiente deste ano é voltada para importância do cuidado com o meio ambiente e como a população pode ajudar a diminuir os impactos ambientais, contribuindo desde a infância com atitudes positivas que tragam benefícios para o meio ambiente. Esse é o papel da educação ambiental, ensinar as crianças, os adolescentes e conscientizar os adultos para a importância de todos fazerem sua parte. E mais uma vez a receptividade das escolas e das comunidades está sendo maravilhosa”, destacou a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho.

Texto: Edísia Santos – Ascom/Semaurb/PMJ

Compartilhar