Agricultores familiares de Massaroca comemoram o sucesso da 1ª Feira Agroecológica, que teve apoio da Prefeitura de Juazeiro

Início Agricultores familiares de Massaroca comemoram o sucesso da 1ª Feira Agroecológica, que teve apoio da Prefeitura de Juazeiro

Frutas, verduras e hortaliças produzidas sem agrotóxicos. Doces e geleias orgânicos, artesanato e espaço para apresentações culturais. Tudo isso pode ser conferido neste sábado (9) durante a 1ª Feira Agroecológica de Massaroca e Região. O evento foi organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), em parceria com outras entidades e teve o apoio da Prefeitura de Juazeiro.

A prefeita Suzana Ramos prestigiou o evento e falou da importância do poder público apoiar ações que valorizem a agricultura familiar. “Estou muito feliz com a feira agroecológica organizada pelos agricultores de Massaroca e região, estão todos de parabéns, foi muito bem organizada por eles e tenho certeza que a cada ano irá crescer ainda mais. E eles podem contar com a Prefeitura de Juazeiro no que precisar”, disse Suzana Ramos.

Iniciativa

A 1ª Feira Agroecológica de Massaroca e Região teve como objetivo abrir espaço para a exposição e comercialização de produtos saudáveis, valorizando o trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares. E é resultado da assessoria técnica realizada pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), através do projeto Pró-Semiárido executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

“O intuito dessa feira é a interação das pessoas e o encontro com o alimento saudável sem agrotóxico, levando para a mesa de cada um saúde e bem-estar, além da geração de renda para os expositores. É de suma importância esse evento para toda a comunidade, tanto para a cooperativa que promove esse espaço aos seus cooperados, quanto para as associações que mobilizam e articulam as pessoas para aqui estar e interagir com o distrito, com os parceiros, com a Prefeitura, e assim vamos desenvolvendo todo mundo junto” destacou a presidente do Comitê das Associações de Massaroca e cooperada na Coofama, Jousivane Santos Silva.

Valorização da comunidade

Além de divulgar e comercializar seus produtos, os agricultores familiares puderam interagir com os visitantes. Os moradores de Massaroca aprovaram o evento. “Eu fiquei encantada com a feirinha. Acho importante porque os agricultores expõem seus produtos e uns compram dos outros e assim todos cooperam”, disse Isabel Pereira Evangelista, moradora da fazenda Curral Novo.

“Eu estou muito animada com esse evento, muitas pessoas passaram por aqui, espero que a feira agroecológica aconteça outras vezes e que seja ainda mais sucesso para os agricultores de Massaroca”, completou a moradora do distrito, Maria Luzieta Barbosa Tranquilino.

Parceria

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semaurb), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), apoiou a realização da 1ª Feira Agroecológica.

“A Feira Agroecológica aqui do distrito de Massaroca é um sucesso, com a Coofama à frente de todo esse processo e essas entidades e parceiros que estão colaborando. Mais uma vez a gestão da prefeita Suzana Ramos, através da ADEAP, se faz presente por acreditar na força e na importância do homem do campo, do agricultor e a agricultura é uma das grandes forças de Juazeiro. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro está sempre ao lado, valorizando e estabelecendo essa relação da melhor forma possível com aqueles que plantam, colhem e geram alimento para esse país, para Juazeiro e região”, declarou o titular da ADEAP, Carlos Neiva.

Consciência ambiental

Durante a 1ª Feira Agroecológica, a equipe de meio ambiente da Semaurb serviu aos participantes um café da manhã com frutas da região e também promoveu orientação técnica e distribuição de mudas de espécies nativas da caatinga, doadas em parceria com a empresa Agrovale.

“A feira agroecológica é uma forma de trazer o comprador ao seu fornecedor direto e isso favorece a interação entre expositores e visitantes, fortalece também a parte comercial e a cultural. A Semaurb também participou, falando sobre a importância da preservação ambiental, contribuindo com doação de mudas de espécies nativas. E essa ação teve uma aceitação muito grande, os moradores adoraram. A feira é uma iniciativa importante e eu espero que se propague e cresça”, frisou o diretor de Meio Ambiente da Semaurb, Alexandre Batista.


Texto: Edísia Santos – Ascom/Semaurb/PMJ

Fotos: Samuel Ferreira – Ascom/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube