Afetividade e inclusão na primeira infância são pautas de discussão na mesa de abertura da Semana do Bebê em Juazeiro

Início Afetividade e inclusão na primeira infância são pautas de discussão na mesa de abertura da Semana do Bebê em Juazeiro

Nesta segunda-feira (9), integrando a programação da 12ª Semana do Bebê, foi realizada na Câmara de Vereadores de Juazeiro, a mesa de abertura que discutiu o tema: inclusão e a afetividade na primeira infância. A palestrante foi a psicóloga Taciana Albuquerque, que ressaltou a importância da afetividade, principalmente nestes primeiros anos de vida da criança, incluindo a vida ainda dentro do útero.

De acordo com a psicóloga que realizou a palestra, não é possível pensar em construir espaços mais felizes, democráticos e saudáveis sem passar pela primeira infância. “O tema dessa semana é muito importante, porque, além de a gente discutir a primeira infância, a gente discute à luz da inclusão, que é condição para a gente ter uma sociedade democrática, para falar em educação efetiva e de qualidade. Em uma criança está a oportunidade de transformar a sociedade que a gente vive”, destacou a psicóloga Taciana Albuquerque.

A mesa de abertura foi composta pelos secretários de Educação e Juventude (Seduc), Normeide Almeida, de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Amélia Pedra, e da Saúde, Fernando Costa. “Hoje estamos celebrando o início de uma semana de discussões sobre a primeira infância que é extremamente importante. Nesta 12ª edição juntamos as três secretarias para debater políticas públicas para os primeiros anos de vida das crianças”, disse Fernando Costa.

A secretária Normeide Almeida, reforçou a preocupação da gestão municipal com a primeira infância. “Neste momento onde iniciamos a 12ª edição da Semana do Bebê, a gente se sente congratulado, porque mostra o quanto o município de Juazeiro tem se preocupado com as crianças, principalmente na primeira infância. Nós, de mãos dadas, buscamos desenvolver nos nossos vários equipamentos, políticas públicas que mostram o quanto é importante trabalharmos, não apenas a parte física, mas também a afetiva, emocional e na sociabilidade”, disse.

A secretária Amélia Pedra ressaltou que a afetividade é fundamental para a formação do caráter das pessoas. “A boca expressa o que está no coração. Então se tivermos com o coração cheio de amor, gratidão vai gerar uma atmosfera que vai contagiar o caráter daquela criança. Mas nós também podemos influenciar aquela criança para a maldade, depende do que está no nosso coração. Precisamos estar com o coração puro para ensinarmos àquela criança o caminho que ela deve galgar. Esse evento que tem no tema a afetividade tem a cara da nossa prefeita, Suzana Ramos”, destacou Amélia Pedra.

Programação 12ª Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’. De 9 a 13 de maio haverá programação nas escolas municipais de educação infantil (EMEIs), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Casas de Acolhimento e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com orientações de saúde bucal, discussões sobre a importância do afeto e ludicidade para o desenvolvimento da primeira infância, alimentação saudável, pré-natal, aleitamento materno, entre outros.

A finalização da 12ª Semana do Bebê será na sexta-feira (13) com um evento cultural na Orla Nova, das 16h às 19h, e contará com premiação do show de talentos “Brincando eu me desenvolvo”, que está sendo realizado nas escolas, apresentações artísticas, contação de histórias, exposição de desenhos produzidos pelas crianças e muito mais. A programação é aberta ao público.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro/PMJ

Compartilhar