Ação integrada marca o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente em Juazeiro

Início Ação integrada marca o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente em Juazeiro

Ação integrada marca o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente em Juazeiro

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Ação integrada marca o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente em Juazeiro

A consciência ecológica do papel de cada indivíduo em prol do Meio Ambiente é pré-requisito fundamental para a formação cidadã e sobrevivência das espécies. Com esse objetivo, a Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Educação e Juventude (Seduc), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), e de Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), desenvolveu […]

10/06/2022 9h33 Atualizado há 6 meses atrás

A consciência ecológica do papel de cada indivíduo em prol do Meio Ambiente é pré-requisito fundamental para a formação cidadã e sobrevivência das espécies. Com esse objetivo, a Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Educação e Juventude (Seduc), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), e de Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), desenvolveu ações juntamente com as escolas na semana do meio ambiente, com trabalhos que abordaram o tema “Sustentabilidade se faz com atitudes positivas”.

Após cumprir uma programação repleta de atividades, a Semana do Meio Ambiente foi encerrada durante a manhã desta quinta-feira (09), na Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, localizada no distrito do Junco, interior do município. Foi um momento de socialização, com participação de toda comunidade escolar, onde houve roda de diálogos, atividades coletivas e produções artísticas, bem como atividades de formação do Programa Despertar, que corresponde a uma parceria entre a Semaurb e Seduc no desenvolvimento de ações voltadas para as questões ambientais.

A iniciativa empolgou os estudantes, que receberam a visita da musicista Lara Bless e do patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, William Fernando Soares, que através de brincadeiras e atividades lúdicas, ensinaram os alunos sobre responsabilidade ambiental, trazendo uma proposta de aprendizado que fez referencia a nossa realidade local. “A contação de histórias, que é a atividade que eu desempenho, contribui para a valorização e preservação da identidade e do território em que vivemos. Todo o trabalho foi pensado em nossa Juazeiro, contando histórias sobre a importância da preservação do meio ambiente, utilizando personagens que representam o rio São Francisco e outras riquezas naturais da nossa cidade. As estratégias de conscientização trazidas através do aspecto lúdico promovem um encantamento ainda mais abrangente, alcançando crianças, jovens e adultos”, pontuou o patrono da ABCH, William Soares.

“As ações de conscientização da Semana do Meio Ambiente em espaços de construção de conhecimento, como as escolas, oportuniza a difusão de uma semente de transformação nos cuidados com a natureza. Na oportunidade, nossos alunos aprenderam sobre preservação dos recursos naturais e ações de mudanças positivas”, disse o gestor da Escola Manoel Nunes, Robson Santana.

Preservação ambiental

A educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho, ressaltou sobre a importância das temáticas de preservação ambiental estarem incluídas nos projetos pedagógicos das escolas. “Vale ressaltar que a educação ambiental deve ser um trabalho contínuo, como tem acontecido em nosso município, sendo discutido em sala de aula rotineiramente. A intenção é que, as iniciativas de conscientização cheguem aos demais espaços de convivência através dos nossos estudantes”, falou Thalita.

Os alunos aprovaram a iniciativa. “A gente está aprendendo sobre a importância de cuidar do meio ambiente, fazendo a coleta do lixo de forma certa, ter um consumo mais consciente e também ensinar a nossa família como tratar melhor a natureza”, contou Samires Melo, estudante do 8º ano da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim.



Texto: Camila Santana – Estagiária da Seduc sob supervisão da Ascom/PMJ
Fotos: Samuel Ferreira – Ascom/PMJ


Facebook Instagram Youtube