Ação educativa com estudantes marca encerramento da Semana da Água em Juazeiro

Início Ação educativa com estudantes marca encerramento da Semana da Água em Juazeiro

Na semana que se comemorou o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Juazeiro, realizou ações de conscientização para lembrar a importância da data. Nesta sexta-feira (25), a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), em parceria com o Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), levou estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira Rego, para conhecerem a Estação de Tratamento de Água de Juazeiro (ETA).

Durante a visita técnica, os alunos ouviram atentamente a laboratorista do SAAE, Geisa Amorim, que explicou todas as etapas do processo de captação, floculação, decantação, filtragem, tratamento e distribuição da água que é consumida no município.

“É muito importante levar conhecimento para as crianças e os jovens sobre o uso consciente da água, como usar com cuidado, economizando para que esse bem tão precioso chegue para todos e não venha a ter o risco de faltar água para as futuras gerações. Os jovens aprendendo propagarão as informações para as futuras gerações e assim poderemos sobreviver tendo água por mais tempo”, destacou Geisa Amorim.

Os estudantes ficaram impressionados com todo o processo de tratamento da água e aprovaram a aula diferente.

“Através dessa aula prática pudemos aprender mais que na teoria, porque é melhor a gente ver presencialmente como é feita a captação e o tratamento da água, do que só ver em imagens, em livros, é melhor a gente ver pessoalmente. Eu achei incrível para termos o entendimento de como é feito o tratamento da água que chega até nossas casas para o nosso consumo”, disse a estudante Kauane Almeida.

“Eu achei muito interessante porque faz com que os alunos aprendam mais sobre como a água é tratada, como o trabalho dessas pessoas aqui é importante. Porque sem água filtrada e potável muitas pessoas poderiam morrer por causa das toxinas que vêm do lixo que algumas pessoas jogam no rio. Então, eu acho que foi sensacional essa participação que a gente teve aqui, conhecendo todas as etapas do trabalho que os funcionários fazem aqui”, completou o estudante Matheus Rocha.

Reflexão

A ação envolveu também a bióloga da Semaurb, Emille Souza e a secretária do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Leal, além de técnicos do SAAE. A atividade educativa teve como propósito integrar comunidade e prefeitura, e promover uma reflexão sobre a importância da água no dia a dia da população.

“O objetivo da Semaurb em parceria com o SAAE com esta ação foi apresentar uma vivência de experiências com a participação ativa dos estudantes, para que eles possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, saber de onde vem a água que consumimos e apresentar inúmeros problemas que o mundo atual vem sofrendo com a falta de água. Ações assim sempre nos geram momentos de reflexão sobre nossos hábitos e esperamos que possamos cada dia gerar jovens conscientes dos problemas ambientais que estamos vivendo”, pontuou a educadora ambiental da Semaurb, Thalita Carvalho.

Texto: Edísia Santos – Ascom/ Semaurb/ PMJ

Fotos: Luan Medrado – Ascom/ PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube