SAAE inicia fiscalização de caixas de gordura em estabelecimentos de Juazeiro

Início SAAE inicia fiscalização de caixas de gordura em estabelecimentos de Juazeiro

SAAE inicia fiscalização de caixas de gordura em estabelecimentos de Juazeiro

Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

SAAE inicia fiscalização de caixas de gordura em estabelecimentos de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), com apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), iniciou nesta semana uma operação de fiscalização de caixas coletoras de gordura em bares, restaurantes, lanchonetes e comércios do tipo, na cidade. Nesse primeiro momento o trabalho é de […]

26/08/2022 8h35 Atualizado há 5 meses atrás


A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), com apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), iniciou nesta semana uma operação de fiscalização de caixas coletoras de gordura em bares, restaurantes, lanchonetes e comércios do tipo, na cidade. Nesse primeiro momento o trabalho é de orientação e advertência com prazo de adequação.

O SAAE vem incentivando os comerciários sobre os cuidados com a caixa de gordura, componente de grande importância no sistema hidráulico que previne entupimentos. O equipamento funciona por meio de um sifão que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.

Para a engenheira Louise Chiochetta, do setor de manutenção e operação de esgoto do SAAE, a rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos nós. “Seu bom funcionamento depende, em grande parte, de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente”, afirma Louise.

Caso exista alguma irregularidade, o dono do imóvel recebe uma assessoria técnica gratuita para saber como resolver o problema e também são orientados pela equipe, recebendo o prazo de 15 dias para regularização, para que então os fiscais possam retornar e certificar o imóvel. Caso não tenham sido feitas as adequações propostas pela equipe técnica, será aplicada uma multa.

Caixa de gordura

A caixa coletora de gordura é um item fundamental para que a instalação hidrossanitária do imóvel funcione corretamente, garantindo o bom desempenho do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Ela atua por meio da separação física devido à diferença de densidade da gordura e da água. Desta forma, a gordura fica retida dentro da caixa e não circula pela tubulação prevenindo entupimentos causados pela gordura provenientes da lavagem de louça ou manipulação de alimentos.

Texto: Welington Alves – Ascom/SAAE/PMJ


Facebook Instagram Youtube