Prefeitura de Juazeiro apoia realização do 10º Encontro Quilombola do Vale do São Francisco

Início Prefeitura de Juazeiro apoia realização do 10º Encontro Quilombola do Vale do São Francisco

Prefeitura de Juazeiro apoia realização do 10º Encontro Quilombola do Vale do São Francisco

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro apoia realização do 10º Encontro Quilombola do Vale do São Francisco

13/11/2022 13h05 Atualizado há 5 meses atrás


Com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), a comunidade quilombola do Alagadiço recebeu, neste sábado (12), o 10º Encontro Quilombola do Vale do São Francisco.

O evento foi construído pela Articulação Quilombola, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e coordenado pelas comunidades quilombolas do Alagadiço, Sítio Lagoinha e Curral Novo, Coordenação Estadual de Articulação de Comunidades Negras Quilombolas da Bahia (CENAQ) e Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ).

O encontro aconteceu em um momento especial, no mês da consciência negra, e o Poder Público Municipal, cumprindo o seu papel de governar para toda a população, vem contribuindo, mais uma vez, para o fortalecimento das comunidades e para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades do povo preto.

A programação do encontro incluiu roda de conversa para troca de experiências entre as comunidades e apresentações culturais. O encontro foi uma ação de fortalecimento das comunidades quilombolas. Uma ação que a CONAQ vem realizando em todo o Brasil para reativar os conselhos regionais e o movimento estadual com o objetivo de articular políticas públicas para as comunidades quilombolas.

Entre os participantes, o evento reuniu representantes das comunidades quilombolas Alagadiço, Sítio Lagoinha, Curral Novo, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e Vila Aparecida (Remanso).

“Essa reunião é de grande importância para o fortalecimento das comunidades e o reconhecimento dos quilombos, para conhecermos ferramentas de acesso às políticas públicas e para que a gente possa ativar ainda mais a nossa cultura e garantir a sua manutenção para as novas gerações”, frisou Lindsey Barbosa que é uma das lideranças da Comunidade do Alagadiço, a primeira a ser certificada como quilombola pela Fundação Palmares, em Juazeiro.

Texto: Ascom/PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro


Facebook Instagram Youtube