Publicado em 12/06/2012às 15h58


Assinada ordem de serviço para construção de 14 UBS

Por Vânia Castro/Sesau

 

 

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho assinou na manhã desta terça-feira (12) a ordem de serviço para construção de mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A solenidade aconteceu no Paço Municipal e reuniu líderes comunitários, vereadores, profissionais da Saúde, imprensa e equipe do governo.

 

“Isto demonstra a preocupação da gestão com a Saúde, reorganizando a rede básica e qualificando os serviços. É um momento ímpar para Juazeiro que ganha unidades com estrutura física adequada, com mais conforto aos pacientes e profissionais. O prefeito vai deixar toda a rede estruturada com unidades próprias e dentro dos padrões técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde”, falou o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, representando o secretário Ubiratan Moreira.

 

O diretor completa falando dos avanços que a Saúde já teve no município. “Muitas aquisições já foram realizadas, como a Maternidade, Hospital da Criança, o Centro de Especialidades Médicas, além da redução da dengue. Desde 2009 que Juazeiro não vive uma epidemia, graças também ao trabalho de limpeza dos canais”, disse.

 

O vereador e líder do governo, Crisóstomo Lima (Zó), comparou Juazeiro a cidades com gestões avançadas. “Estamos no caminho certo se compararmos com municípios que possuem administrações positivas. Estamos lançando projeto e organizando melhor a cidade. Juazeiro já teve tempos de greves na saúde e agora os cuidados essenciais, às mulheres, crianças, além dos atendimentos de Oncologia, são feitos com qualidade. Parabéns prefeito”, considerou.

 

As Unidades serão construídas nas seguintes localidades: Penha/Jardim Vitória, Maringá, Itaberaba, Dom Tomaz, Alagadiço, Antônio Guilhermino, Jardim Flórida, Campos, Maniçoba II, Mandacaru II, Itamotinga, NH1-Projeto Curaçá, Abóbora e Jardim Primavera. A obra será realizada pela empresa Executa Engenharia e está orçada em mais de R$ 3 milhões.

 

“É mais um passo que vai contribuir para melhorias na Saúde. Além de servidores motivados e qualificados, teremos também unidades estruturadas com a qualidade física necessária. Continuaremos observando onde a Saúde precisa melhorar, construiremos projetos e defenderemos tecnicamente para que mais conquistas possam ser alcançadas”, destacou o prefeito Isaac Carvalho.

 

Durante seu discurso, o prefeito divulgou novos trabalhos e falou de outras melhorias que já vem sendo realidade na cidade. “O Concurso Público da Saúde vai ajudar a recompor as equipes, pois recebemos além de dívidas, unidades sem profissionais. Estamos em fase final da construção da UPA 24 horas e já temos recursos garantidos de mais outra UPA, que ficará localizada às margens da Rodovia Salitre. Além da construção de 17 unidades, já temos garantida outras três. Também em fase final está o processo de contratação da empresa que vai realizar a obra do PAC2, asfaltando 200 ruas em 12 bairros, além da retomada do saneamento. Tudo isso contribui para melhorias da qualidade de vida e da saúde”, concluiu.

 

O presidente da Associação de Moradores de Campos, Marcelo Luiz da Silva elogia a gestão e compara com alivio a situação da saúde nos anos anteriores. “Já teve época que a comunidade tinha que se deslocar para Mandacaru II para fazer consultas e se vacinar, e tempos que a unidade era alugada. Quando o prefeito assumiu foi logo providenciada uma unidade própria e agora essa notícia boa de uma UBS nova e bem estruturada. Estou muito feliz e satisfeito”, finalizou.

 

A atual gestão reformou 17 Unidades de Saúde da Família (USF), destas, três também foram ampliadas, atendendo as comunidades de Pinhões, Poções e Jatobá. O governo municipal em parceria com o Ministério da Saúde (MS) continua a construção de três USF, duas no interior, no projeto Mandacaru e em Maniçoba e outra na sede, no bairro Parque Residencial.




www.juazeiro.ba.gov.br